Ematerce de Nova Olinda-CE, orienta pequenos produtores de frutas e hortaliças

9 de maio de 2025 - 07:49

span>Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ascom Ematerce

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – no município de Nova Olinda-Ce, destaca entre as centenas de unidades rurais assistidas pela Empresa, o trabalho realizado no sítio Extrema, com área de 8,0 hectares, de propriedade do agropecuarista Francisco Luciano Pereira e de sua esposa Antônia Pereira, onde produzem, em sistemas de sequeiro e irrigação, frutas e verduras. As frutas (manga, graviola, maracujá, limão, banana, pitanga, atemoia, acerola, tangerina e laranja) são plantadas e aguadas usando o sistema de irrigação por gotejamento, enquanto que as hortaliças (coentro, cebolinha, alface, pimentinha, pimentão, batata-doce) são cultivadas ao redor de uma mandala, em consórcio com a criação de frangos, galinhas e patos. A fonte para abastecimento da mandala e do sistema de irrigação é um pequeno açude.

A mandala foi construída, em 2023, pela Ematerce e Secretaria Municipal de Agricultura, por intermédio de um programa específico do Governo do Estado do Ceará, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA. Informaram os técnicos da Ematerce, no município, Alan Santos, Eurides Feitosa, Nalanda Cordeiro e Eliziona Nascimento que toda a produção é orgânica e vendida para a merenda escolar e para o comércio local de Nova Olinda-CE.

A renda bruta anual do sítio Extrema, no cultivo de hortas, frutas e abate de pequenos animais é de R$ 53.000,00, ficando para o produtor 50% de lucro líquido, ou seja, uma média de dois salários-mínimos mensais para o sustento de sua família.