Dia Mundial da Água: a Ematerce tem muito a ver com a data

22 de março de 2011 - 03:00

22 de março. Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização da Nações Unidas (ONU) em 1992. Este ano tem como tema “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano”. Trata-se de um bem da natureza escasso e essencial para a sobrevivência dos humanos, animais e vegetais. No mundo, 97,2% são de água salgada(Oceanos) e 2,8% de água doce e desse percentual menos de 1% potável.

No Ceará, a Ematerce tem muito a ver com esta importante data, pois, ao longo de seus 57 anos de criação, vem orientando os agricultores a preservar o meio ambiente e, em especial, os mananciais, como: açudes, rios, riachos, lagoas, córregos e outras fontes, que fazem parte dos recursos hídricos de nosso Estado.

Os extensionistas orientam os agricultores a não poluírem os recursos hídricos, existentes no seu “habitat”, evitando lavarem pulverizadores, animais, veículos de tração motora e outros objetos sujos e nunca jogarem lixo, nos citados mananciais, haja vista que resíduos sólidos causam males à saúde das pessoas e dos animais que utilizam a água no consumo diário. A orientação dos técnicos da Ematerce dizem respeito, também, ao não-desperdício do “precioso líquido”, quando do uso doméstico e do processo de irrigação das lavouras.

Ressalte-se ser o Brasil um país privilegiado, visto possuir 11,6% de toda água doce do Planeta e possuir o maior rio do mundo, o Amazonas, além do maior reservatório de água subterrânea do Planeta, o Sistema Aqüífero Guarani. No entanto, essa água está mal distribuída: 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população.

Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água, verificado em alguns pontos do país. Em Pernambuco, existem apenas 1.320 litros de água por ano por habitante e no Distrito Federal essa média é de 1.700 litros, quando o recomendado são 2.000 litros, citando-se o site Ambiente Brasil.

O que se deve saber é que, apesar de haver 1,3 milhão de km\3 livre na Terra, segundo dados do Ministério Público Federal, nem sequer 1% desse total pode ser economicamente utilizado, sendo que 97% dessa água se encontra, em áreas subterrâneas, formando os aqüíferos, ainda inacessíveis pelas tecnologias existentes. A água do subsolo representa cerca de metade da água doce dos continentes, mas a sua quase totalidade situa-se a profundidade superior a 800 m. (Dados extraídos da Internet)

=================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872