Técnicos da Ematerce participam de Seminário sobre Aquisição de Alimentos

12 de maio de 2011 - 03:00

A Ematerce, por intermédio do Engº Agrº Francisco Amairton Rodrigues, articulador da Rede Temática Apoio à Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar, da Assistente Social Lecina Lima, articuladora da Rede Temática Gênero, e da técnica Marluce Sobreira, participa, de 11 a 12 de maio de 2011, do Seminário Metropolitano sobre Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar, no auditório da Secretaria Estadual da Fazenda..

 

Segundo a consultora do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Camila Marques Viana, a Ematerce tem a devida importância, no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por fazer o mapeamento dos produtos, ser articuladora das redes temáticas e repassar as informações, sobre a produção de alimentos da agricultura familiar, ao MDA.

 

O evento, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional e Ministério do PNAE_2Desenvolvimento Agrário, conta, ainda, com apoio do MDS, MPA, MDA, CONAB, SEDUC, (Estado e Município) UNDIME, CONSEA, MAPA, SEFAZ e EMATERCE. A programação, no dia 11/05/ constou da apresentação e desafios do artigo 14 da Lei nº11.947/2009 e instrumentos legais para fornecimento, afora a visão da agricultura familiar e da alimentação escolar – Secretaria da Agricultura Familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar, FNDE/MEC. Em seguida, houve o relato de uma pesquisa sobre a implementação do artigo 14, da Lei 11.947/09. O seminário prosseguiu, no final da tarde, com debate a cargo do FNDE e MDA.

 

Nesta quinta-feira, 12, as atividades do seminário versaram a respeito da implementação do PNAE, no Estado do Ceará e sua estratégia para aquisição da agricultura familiar – Seduc/Estadual, seguindo-se a implemantação do PNAE, no município de Fortaleza, e sua estratégia para aquisição da agricultura familiar. Ainda pela manhã, houve a apresentação de experiência exitosa na compra da agricultura familiar pela supracitade lei. Encerrando as atividades, pela manhã, houve debate/esclarecimento sobre as apresentações do município, estado e experiência exitosa, além da apresentação da sistematização da oferta da produção da agricultura familiar aptas para o fornecimento de alimentos para a alimentação escolar.

 

No período da tarde, deste dia, foi feita explanação acerca da atuação da UNDIME no município de Fortaleza, seguida da apresentação do NUTRI. O seminário encerrou-se com debates em plenária do FNDE/PNAE, MDA, UNDIME E NUTRI e os encaminhamentos.

 

Segundo Amairton Holanda, da Ematerce, o seminário tem como principal objetivo disponibilizar, aos gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a sistematização da oferta da produção de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar em condições de atender a alimentação escolar da região metropolitana de Fortaleza.

 

 Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 3217.7872