Ematerce e FMC realizam oficinas sobre manejo de pragas

15 de julho de 2011 - 03:00

Além dos cursos sobre silagem, ministrados por seus técnicos, na fazendinha, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, em parceria com a Food Machine Company -FMC, ministram quatro oficinas sobre Manejo de Pragas do Milho e Tecnologia de Aplicação e Manejo, no período de 12 a l5 de julho.

Participam destas oficinas 70 técnicos da Ematerce, lotados nos escritórios das três regiões administrativas do Cariri, e 90 agricultores, oriundos das citadas regiões e divididos em três turmas. As oficinas são coordenadas pelo Engenheiro Agrônomo da FMC, Gilmar Vilarouca e acontecem nas dependências do auditório da Câmara dos Dirigentes Logistas do Crato e, a parte prática, nas dependências da Expocrato.

Cada oficina tem duração de 4 horas, envolvendo as partes teórica e prática do campo. A primeira oficina aconteceu no dia 12 de julho, com as presenças de técnicos dos municípios do Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Abaiara, Sanatana do Cariri, Nova Olinda, Altaneira eVárzea Alegre. Na ocasião, o Gerente Regional da Ematerce na Região do Cariri, Engenheiro Agrônomo Adonias Sobreira, agradeceu as presenças de todos e justificou a realização das oficinas, com um rápido comentário sobre a importância da cultura do milho, para a economia dos municípios do Cariri, acrescentando que a região do Cariri é responsável por 31% da produção desta cultura, no Estado do Ceará.

O técnico da FMC, Gilmar Vilarouca, externou sua satisfação com o interesse demonstrado pelos técnicos e produtores participantes e expôs um abalizado diagnóstico sobre a quantidade de defensivos agrícolas aplicados em diversas culturas na região nordeste, no Ceará e, principalmente, no Cariri.

Jornalista Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872