Aracati/CE: Ematerce capacita produtores sobre produção agropecuária sustentável

4 de maio de 2023 - 11:59

Bruno Andrade - Assessor de comunicação

A Ematerce de Aracati realiza capacitações sobre “Produção Agropecuária Sustentável” em comunidades do município. A metodologia participativa é o diferencial das ações, visto que a definição do conteúdo aplicado se dá por meio de reuniões de alinhamento entre a comunidade e os técnicos da Ematerce. Assim, tornam-se mais aplicáveis os temas abordados no dia a dia dos produtores.

Comunidade Lagoa Nova

As comunidades já atendidas foram: Tanque Salgado e Lagoa Nova. Em ambas, estiveram em pauta assuntos como coleta e análise de solos, máquinas e equipamentos voltados para o agricultor familiar e ,administração rural. Com o foco na produção, na comunidade Tanque Salgado, foi abordado o tema “Cultivo de Acerola Irrigado”. Na comunidade Lagoa Nova, a produção de caju, a suinocultura e a avicultura caipira.

Comunidade Tanque do Salgado

Como resultados dos encontros, estão a articulação de cinco projetos voltados para o plantio de acerola irrigado, recomendações sobre adubação e correção de solo para os produtores participantes, entrega de fórmulas de rações balanceadas com produtos alternativos e manuais de controle financeiro para contribuir com a administração da propriedade.