SÃO BENEDITO: EMATERCE PRESTIGIA 1º FESTIVAL DAS FLORES

A cidade de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, sedia, no período de 4 a 7 de setembro, o I Festival das Flores. A Ematerce, com a Prefeitura Municipal, apóia o evento que expõe o potencial da região no cultivo de flores e plantas ornamentais. Seis agricultores familiares assistidos pela Ematerce estarão expondo e comercializando sua produção que, apesar de pequena, constitui um passo para a expansão do setor.

Atualmente, o Ceará possui quatro pólos produtores de flores e plantas ornamentais: o Metropolitano, voltado para a produção de plantas ornamentais; o pólo do Cariri, com produção de folhagens e plantas ornamentais; a região do Maciço de Baturité, com plantação de flores tropicais e  o da Serra da Ibiapaba, especializado no cultivo de rosas.

Durante o 1º Festival das Flores de São Benedito, os participantes terão a oportunidade de integrar-se a oficinas, seminários e palestras. A programação prevê também visitas a floriculturas da região e ao Instituto TecFlores, além de exposições e apresentações artísticas.

APOIO

Apesar de ainda incipiente, a produção de plantas e flores ornamentais por agricultores familiares em São Benedito já é uma realidade. Seis produtores recebem assistência técnica da Ematerce. Eles cultivam espécies, como o crisântemo, cactus, antúrio, lisiantus, cravina e suculentas em estufas montadas numa área de 2000 m². A produção semanal de cada agricultor familiar chega a uma média de 60 a 70 vasos, comercializados em uma feira livre que acontece aos sábados no município ou vendida diretamente a visitantes nas áreas de cultivo.

Segundo o agrônomo Gílson Lima Silva, técnico da Ematerce em São Benedito e responsável pelo setor de floricultura da empresa, apesar de pequena, essa produção já promove uma mudança na vida do agricultor familiar. “A comercialização dessa pequena produção permite um acréscimo na renda destas famílias em torno de 400 reais”, ilustra Gílson, complementando que existem projetos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) de disponibilizar recursos para incrementar a produção dos agricultores familiares do município.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jornalista João Maroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br