Perguntas Frequentes

 

 

Nutrição Vegetal

Como faço para ter um estudo de análise do solo na minha propriedade?

É o setor que trata das recomendações técnicas de suplementação mineral dos solos agrícolas nos âmbitos da matéria orgânica e nutrientes essenciais.

 

 

DAP

Como faço para adquirir a DAP e ter acesso ao crédito bancário?

A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, é o documento que garante ao produtor rural acesso à várias modalidades de crédito e financiamento na rede oficial bancária e a vários tipos de programas de fortalecimento em infraestrutura e assistência técnica. Para ter direito à DAP, o produtor procura um escritório da Ematerce do seu município ou região e se informa sobre toda a documentação necessária para se habilitar.

 

 

GEATE (Gerência de Apoio Técnico)

Esta gerência é responsável pelos assuntos pelas informações de natureza técnica do setor agropecuária do estado, especialmente para a agricultura familiar.

 

 

Fitossanidade

É o corpo técnico responsável em atender demandas relativas à doenças de plantas e animais

 

 

Entomologia

É o setor técnico responsável pela recomendação do controle das pragas, propiciando a produção de alimentos saudáveis.

 

 

Irrigação

É o setor que trata da prestação de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) para a pequena irrigação descentralizada de culturas alimentares. Neste ambiente, também trabalha-se a substituição de sistema de irrigação perdulários em água por tecnologias de irrigação mais eficiente como gotejamento, microasperssão, reuso de águas, entre outros.

 

 

 

Água subterrânea

É o setor que orienta os agricultores familiares e técnicos à obediência à legislação, que exige outorga de uso de recursos hídricos nas suas atividades primárias.

 

 

 

Convivência com o Semiárido

É o setor que orienta os agricultores familiares a construírem infraestruturas para o manejo de solo e água com vistas à redução dos riscos das atividades agropecuárias e melhor convivência com as adversidades climáticas