Aumento da produção familiar, no município de Mauriti-CE, impacta na economia local

28 de março de 2019 - 08:09 # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Escritório da Ematerce de Mauriti-CE

 

 

“Os arranjos familiares quando bem orientados e organizados podem gerar bons resultados econômicos”, foi o que afirmou o gerente local da Ematerce de Mauriti-CE, Francisco Paulo Magalhães. Exemplo exitoso dessa prática é o do casal de pequenos agricultores Michele Oliveira Patrício e Francisco Morais Patrício, que produzem frutas e hortaliças.

Inicialmente, foram beneficiados pelo Programa Brasil sem Miséria (PBSM), em sua primeira etapa. O “arranjo produtivo”, na primeira etapa, foi concebido pelo casal, com a criação de aves que, no entanto, só durou um ano, levando a família a repensar sua atividade, que sofreu com a forte concorrência de uma granja de médio porte que se instalou próximo ao seu sitio.

Finda a opção da avicultura, como atividade econômica, a família foi orientada pela Ematerce a redesenhar sua atividade produtiva , focando na produção de hortaliças. Com 2 hectares de terra, água disponível e a abundância de matéria orgânica, ofertada pela granja vizinha e com acesso ao crédito, junto ao Banco do Nordeste do Brasil, através do Agro Amigo, implantou-se o cultivo de hortaliças folhosas, pimentas, macaxeira, maxixe, quiabo, couve flor, plantas frutíferas, e outras .

Recentemente, a família adquiriu mais um hectare de terra onde foi implantado um sistema de rotação de culturas e também, uma área de cultivo protegido e está obtendo um faturamento mensal bruto em torno de de R$ 12.000,00 (doze mil reais). Comprou, ainda, uma caminhonete de trabalho, para facilitar o escoamento da produção para o mercado consumidor. A ação extensionista impactou positivamente na segurança alimentar da família, fomentou a geração de renda, dentro da realidade local, incidindo positivamente sobre a autonomia das mulheres e na ampliação da cidadania.