Mais Gestão e Dom Hélder são avaliados positivamente pela Anater

15 de agosto de 2019 - 20:04 # # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Na ultima quarta-feira (14), os diretores da Ematerce Itamar Lemos e Inácio Costa, diretor técnico e administrativo financeiro, respectivamente, estiveram em Brasília com diretores da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), com o objetivo de tratar da repactuação dos Projetos Dom Hélder Câmara e Ater Mais Gestão por conta do contingenciamento do Governo Federal.

Devido aos bons resultados apresentados pela Ematerce em ambos os projetos, os cortes não alterarão em essência esses projetos no estado do Ceará. Os diretores trataram, ainda, de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com a boa avaliação dos projetos, a repactuação dos recursos teve um direcionamento que não prejudicará o desenvolvimento das ações junto aos agricultores familiares de baixa renda.

Segundo Itamar Lemos, há um compromisso do Governo Federal com o projeto Dom Hélder através da Anater, pois se trata de um projeto que já é um grande acontecimento no Ceará, principalmente para os produtores rurais de baixa renda, que podem ter acesso à assistência técnica e linhas de crédito.

Durante o encontro, o diretor técnico da Anater Benjamin Gomes ressaltou a importância do trabalho desenvolvido no Ceará com o Dom Hélder e Mais Gestão, constatada em visita no último mês de junho em comunidades do município de Juazeiro de Norte. “Apesar de algumas dificuldades normais e inerentes ao trabalho, cremos ser muito bom o conceito da Ematerce na Anater e o projeto terá nosso permanente apoio”, explicou Benjamin, que ainda elogiou a atuação do presidente Antonio Amorim à frente da Ematerce.

Atualmente, o Mais Gestão atende a 24 entidades sendo 22 cooperativas e duas associações, onde existe uma investimento forte na organização desses agricultores por meio do associativismo e cooperativismo, visando fortalecer a melhor produção e a comercialização dos produtos. “O pequeno produtor só pode competir com um pouco mais de força e igualdade se estiver organizado em cooperativas e estamos aqui com um apoio importante da Asbraer e da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) para consolidar esse conceito junto aos agricultores familiares”, destacou Itamar Lemos.

Crédito

O diretor técnico da Ematerce enfatizou, também, que foi conversado com os técnicos do Mapa acerca de aditivo de prazo ao convênio já existente, referente à prestação de assistência técnica a produtores rurais cooperados. E pela repercussão positiva do Dom Hélder, espera-se a efetivação de uma parceria com o Banco do Nordeste (BNB) para fomento de pequenos financiamentos através do programa AgroAmigo.

No Ceará, já foram 680 projetos de fomento liberados pelo Dom Hélder e 588 executados com recursos no valor de R$2,4 mil por família com projetos de fomento nas áreas de ovinocaprinocultura, avicultura, artesanato, ovos caipira entre outros.

 

fotos: divulgação