NIT: Produtores da Comunidade Serraria/Cedro iniciam ensilagem de capineira

12 de maio de 2020 - 16:22 # # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Pela primeira vez, produtores da Comunidade de Serraria sob orientações dos técnicos do Posto Avançado da Ematerce do município do Cedro, coordenados pelo gerente local José André de Sousa, deram início à programação do Núcleo de Irradiação Tecnológica (NIT), localizado no Distrito de Várzea da Conceição, município de Cedro, Região Centro Sul do estado.

As atividades de consolidação do trabalho começaram nesta terça-feira (12), (fotos abaixo) com o corte da unidade de Capim Elefante de sequeiro para produção de forragens, que após ser triturado e ensilado no sistema de silo de superfície, será utilizada para ensilagem e alimentação de rebanhos de bovinos, ovinocaprinos e outros animais no período de escassez de ração volumosa. Onze produtores da comunidade serão beneficiados.

O NIT, instalado em meados de 2018, tendo à frente dos trabalhos o gerente do Posto da Ematerce no Cedro José André de Sousa, o técnico em Agropecuária Raimundo Geraldo Machado, atuando com o objetivo principal a transferência de tecnologias adaptadas ao meio rural, que serão repassadas para agricultores e técnicos da área, lotados no município e Região Centro Sul.

De acordo com o presidente da associação local, João Paulo Gomes, esta prática será utilizada pela primeira vez. “Esperamos uma produção em torno de 120mil quilos de ração ou 240 m3 cúbicos de silagem”, diz o produtor. Além desta unidade de produção de forragem, foram construídas, na mesma localidade, barragem subterrânea, bacias de captação de água, paliçadas para contenção de erosão, terraços de contenção, cordões de contorno, tanque para produção de pescado e mais uma unidade de 1 hectare de anonéceas (cajá).

Segundo o gerente local José André, o nível de organização do grupo foi decisivo para a escolha da comunidade e do município, pois o núcleo é o único na Região Centro Sul. “Os produtores estão muito animados com esse resultado. Será feito um corte da pastagem para beneficiamento do capim e teremos uma ideia mais exata dos benefícios para os produtores envolvidos“, destaca José André.