Ematerce participa de reunião sobre Cooperativismo Sustentável e Acesso ao Crédito

26 de novembro de 2020 - 18:16 #

Aécio Santiago - aecio,santiago@ematerce.ce.gov.br

Em videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira (26), a Ematerce participou de encontro para apresentação da palestra Cooperativismo Sustentável e Acesso ao Crédito para Cooperativas. A conferência foi coordenada e promovida pelo Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar com a participação do presidente da Ematerce como conferencista, além de um público formado por cerca de 95 pessoas, entre elas técnicos, o secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, o diretor técnico Itamar Lemos, os articuladores do Consórcio dos Governadores do Nordeste Sérgio Leite e Maria Fernanda Ramos Coelho, o secretário executivo do Fórum de Gestores Eugênio Peixoto, representantes do Banco do Nordeste (BNB) e do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar e Consórcio Nordeste e de cooperativas.

Estiveram representados os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. Segundo o articulador do consórcio, Sérgio Caetano Leite, é muito importante analisar o atual momento de oportunidades para as cooperativas dentro do mercado de capitais. “É preciso um olhar atento para as novas formas de trabalho, de melhoria de acesso ao crédito e financiamento. Existem casos onde os coooperados perdem chances preciosas de financiamento junto à instituição bancária por problemas estruturais na sua contabilidade, na declaração do patrimônio. Não existe mais cooperativas sem presença no mercado de capitais”, explica Sérgio.

Em 2021, de acordo com Sérgio Leite, existe uma tendência de aumento da carteira de projetos no setor público e privado, melhorando o acesso ao crédito.

O técnico informou, ainda, a entrada do Banco de Brasília (BRB) na região Nordeste, através de um convênio com cooperativas e instalação de uma superintendência do banco, o que deve incrementar as novas operações para financiamento de projetos produtivos e de comercialização de produtos cooperados.

Para o presidente do Fórum de Gestores e secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, o recém-criado consórcio dos governadores abre uma perspectiva diferenciada para o desenvolvimento da agricultura familiar e a partir da câmara temática se consolidará um trabalho para o crescimento comercial do setor da agricultura e pecuária.

Cooperativismo

Durante a sua apresentação, o presidente da Ematerce Antônio Amorim enfatizou a necessidade de uma ampla formação, estruturação e profissionalização das cooperativas e seus associados, visando o melhor proveito para não apenas acesso ao crédito mas, também, de aperfeiçoar a qualidade dos processos produtivos e os resultados financeiros no momento da comercialização.(foto abaixo, cooperativa que participou de convênio com Fundação Banco do Brasil e atendeu pessoas carentes durante a pandemia no Ceará)

Atualmente vice-presidente em exercício da Asbraer Nordeste (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural), Antônio Amorim esclareceu sobre os pontos mais importantes para a criação e a gestão de uma cooperativa, a observância de toda a legislação como a Lei 5764/71, que rege e especifica questões como patrimônio, estatuto, lucro presumido, lucro real, convênios, contabilidade, despesas.

Amorim lembrou a importância da integração de conhecimento e tecnologias como está acontecendo com uma cooperativa do Paraná, que vem apoiando cooperativas e criadores de tilápia da Região Nordeste por meio de ações de intercooperação e inteligência de mercado. “Precisamos visualizar nessa crise atual e pós-crise a necessidade do melhoramento contínuo dos processos produtivos, melhorar índices de produtividade, evitar o que vemos muito em algumas propriedades, muito esforço e pouco produção”, enfatizou Amorim.

Durante a palestra, ainda foi apresentado aspectos jurídicos da cooperativa junto à orgãos como Secretaria da Fazenda, Junta Comercial, Receita Federal, questões ligadas à licenças entre outros. O presidente reforçou o grande avanço para as cooperativas cearenses com a mudança na tributação do imposto sobre o ICMS, que agora passa a ser de 5%, depois de uma decisão do Governo do Ceará.