Cooperativismo é tema central com irrigantes do Baixo Acaraú

7 de junho de 2019 - 23:42 #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Na manhã desta quinta-feira (6), diretores e técnicos da Ematerce participaram de um encontro com produtores do Distrito Irrigado do Baixo Acaraú (Dibau), no município de Marco, região do Acaraú cearense, com o objetivo de discutir melhorias no processo produtivo e de comercialização a partir da prática associativista e cooperativista.

A reunião aconteceu no auditório do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) no distrito irrigado e contou com a presença do presidente e diretor técnico da Ematerce Antônio Amorim e Itamar Lemos, respectivamente, José Wilame, do Departamento da Rede de Proteção e Apoio à DAP, Manoel Elderi Pimenta Oliveira, da Assessoria ao Crédito Rural e José Sérgio Lemos, Apoio ao Cooperativismo, Geraldo Osterno Junior, secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Marco, Marcos Rogério Coelho Pereira, coordenador do Conselho do Dibau (Distrito dos Irrigantes do Baixo Acaraú), Sérgio Torres Filho, presidente do conselho, o presidente da Cooperativa Nutrivale José Gonçalves de Lima, também conhecido como Zé do Crato e produtores.

Um dos destaques da apresentação do presidente da Ematerce foi a importância da organização dos produtores locais e da região em torno do modelo organizacional e estrutural das cooperativas, principalmente quando já está em vigor a nova alíquota de impostos incidentes sobre os produtos comercializados por produtores cooperados, que passou de 18% para 5% no Ceará. “A DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que é concedida e fiscalizada pela Ematerce, é um dos instrumentos importantes nessa etapa de qualificação do produtor junto às linhas de crédito. Mas é fundamental, também, entender como funciona a demanda de mercado, suas exigências e as condições que cada produtor tem para ampliar sua margem de negócio e lucro”, destacou Amorim lembrando o exemplo de cooperativas em Campina Grande/PB, onde 180 jovens participam ativamente da atividade do processamento do couro da ovinocaprinocultura e onde foi realizada uma visita técnica da Ematerce para troca de experiências entre os estados.

Atualmente, segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico de Marco Geraldo Osterno, a área irrigada produtiva de frutas é de 4,5 mil hectares e a cooperativa reúne 290 produtores. Boa parte dessa produção é comercializada para a empresa Nutrilite. O diretor técnico Itamar Lemos enfatizou a importância da organização entre os integrantes de cooperativa e àqueles que ainda não integram uma organização com este perfil. Também foram amplamente debatidas amplamente questões relativas à concessão de DAP´s, em que condições podem ser concedidas, alternativas associativas para ingresso de produtores e comercialização de produtos.

Os técnicos da Ematerce abordaram, ainda, detalhes obre o sistema de cooperativismo, restrições à DAP, expansão de mercado, responsabilidades e direitos e compromissos das cooperativas e associados. Ao final do encontro, foram definidos dois encaminhamentos, analisar pendências de DAP´s locais e programar visita técnica com produtores do distrito irrigado.

Iguatu

Na sexta-feira (7), no município de Iguatu – Sertão Centro Sul – o presidente da Ematerce Antônio Amorim realizou palestra sobre o tema Cooperativismo para uma plateia de técnicos da empresa, gestores municipais e apicultores de vários municípios da região.

 

fotos: Aécio Santiago