Adagri e Ematerce divulgam nova ficha de Regularização Cadastral de Pecuaristas

20 de janeiro de 2021 - 08:58 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), órgão estadual da administração indireta, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), por intermédio do coordenador estadual da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, Médico Veterinário Joaquim Sampaio Barros, divulga a nova Ficha de Regularização Cadastral de Pecuaristas (FRC), para conhecimento dos extensionistas e dos criadores de rebanhos no Ceará.

O assessor técnico da Adagri disse que a ficha tem por objetivo atualizar o cadastro de proprietários, propriedades e rebanhos no estado do Ceará, sem que haja penalidade ao criador, conforme a Lei nº 17.355 de 16/12/2020, por não ter declarado a sua vacinação contra febre aftosa, ou mesmo, esteja com seu cadastro irregular, por não ter informado animais que morreram, nasceram, comprou ou vendeu sem GTA (Guia de Transporte Animal), no prazo de 150 dias, que se finda em 17/05/2021.

Legenda: pecuarista cuida da alimentação de seu rebanho sadio, graças à vacinação contra febre aftosa e outras doenças bovinas. (foto arquivo/Adagri).

A ficha contém importantes informações, que devem ser prestadas à Adagri, para melhor acompanhamento das atividades pecuárias no território cearense. Na ficha, devem ser registrados identificação da propriedade/estabelecimento, o município, identificação do responsável e do servidor, atividade realizada, rebanho existente na propriedade, responsáveis e o comprovante de entrega da ficha de regularização cadastral.

Informou Sampaio que o proprietário ou representante legal deverá, neste prazo, procurar os escritórios da Adagri, ou parceiros, como Ematerce, Secretarias Municipais de Agricultura e Sindicatos conveniados, após o preenchimento da ficha e assinada pelo informante, que deverá ser lançada, tanto pela ADAGRI, quanto pelos órgãos parceiros.