Ocara-CE: Ematerce distribui mudas de sabiá para reflorestamento

22 de fevereiro de 2021 - 10:19 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Posto Avançado da Ematerce e Secretária Municipal de Agricultura de Ocara-CE

Técnicos da Ematerce e da Secretaria Municipal de Agricultura de Ocara-CE entregam mudas de sabiá no sítio Serrano.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará -Emterce-, a Secretária do Desenvolvimento Agrário- SDA- e o Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara-CE, distribuiram 8.300 mudas de sabiá , para serem plantadas numa área de 8,0 hectares, beneficiando os agricultores Cosme Martins de Freitas – sítio Sereno, com 3,300 mudas e Triphon Antônio de Oliveira Queiroz – sítio Baixa Grande, com 5.000 mudas. As mudas fazem parte do elenco de sementes e mudas ofertados aos agricultores, pelo Programa “Hora de Plantar”, em 2021.

A área plantada com sabiá, no sítio Baixa Grande o produtor vai utilizá-la como uma unidade demonstrativa, com a finalidade de divulgar mais ainda essa cultura na região como também, propagar suas vantagens para o reflorestamento das propriedades e para o uso de cerca verde, no perímetro das unidades de produções, informou o agente rural do posto avançado da Ematerce de Ocara-CE, Josimar Galdino Silva.

Produtor do sítio Serrano plantando as mudas de sabiá. A orientação técnica foi da Ematerce, posto avançado de Ocara-CE.

O técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Francisco Jeová Lima de Paiva, disse que nas duas propriedades beneficiadas, as áreas têm condições de serem irrigadas , para prevenir caso aconteça, algum veranico ou falta de chuvas que venha comprometer o desenvolvimento das plantas. Acrescentou ainda que mudas somente serão ressarcidas, no prazo de 4 (quatro) anos e com 50% de desconto.

O que leva os agricultores a plantarem mudas de essências florestais , no caso a sabiá são: reflorestamento de áreas degradadas, formação de cerca viva no perímetro da propriedade e, futuramente uma fonte de renda com a venda de estacas e mourões de excelente qualidade. Afirma o Engenheiro Agrônomo da Ematerce de Aracoiaba-Ce, Erico Pontes

Dados sobre Sabiá

Mudas de Sabiá distribuídas a produtores inscritos no programa “Hora de Plantar”, do Governo do Estado/ SDA.

A propagação dar-se por sementes plantadas em canteiros e o plantio no campo normalmente é feito com mudas.

As suas características são: Madeira –pesada, dura, compacta, superfície brilhante e lisa, de grande durabilidade, mesmo quando exposta à umidade e enterrada.

Utilidade –madeira muito apropriada para usos externos, como moirões, estacas, esteios e para lenha e carvão. A árvore apresenta as características ornamentais, principalmente pela forma entouceirada que geralmente se apresenta, podendo ser empregada em paisagismo.

O sabiá é também muito utilizado como cerca viva defensiva e quebra-ventos. É amplamente cultivada para produção de madeira na região Nordeste do país. Como planta tolerante à luz direta e de rápido crescimento é ideal para reflorestamentos heterogêneos destinados a recomposição de áreas degradadas.