Ematerce: Associação participa de chamada pública, para fornecer merenda escolar

17 de maio de 2021 - 14:52 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Assessor da Geate Zilval Fonteles

Exposição de produtos que formam os kits de alimentos para os alunos das escolas municipais de Paraipaba-CE.

A Associação das Mulheres Agricultoras Familiares de Paraipaba – CE – com 23 associadas, que trabalham e residem no perímetro irrigado Curu – Paraipaba e que são assistidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ematerce – venceu uma chamada pública da Prefeitura Municipal de Paraipaba – CE – através da Secretaria Municipal de Educação, realizada em maio de 2021, para a aquisição de 6.400 kits/mês de alimentos para os alunos das escolas públicas do município, no valor total de R$ 366.524,00. O contrato de fornecimento dos itens, entre a Associação e o município, vai até 31 de dezembro de 2021.

Produtos  agrícolas que fazem parte dos kits fornecidos pela Associação das Mulheres Agricultoras Familiares.

Nos kits deverão constar vários produtos da Agricultura Familiar, tais como : abobora, banana, bolo caseiro, batata-doce, pão caseiro, macaxeira, cheiro verde, cenoura e polpas de frutas variadas, acrescenta o Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Zilval Fonteles.

Produtos alimentícios de fabricação caseira que fazem parte dos kits da merenda escolar de Paraipaba-CE.

A Associação tem 23 mulheres, no seu quadro de associados, todas agricultoras familiares, cadastradas no Secaf (Sistema de Cadastro da Agricultura Familiar). Com orientação da Ematerce, escritório de Paraipaba-CE- a Associação participou da manifestação de interesse de projeto produtivo agroecológico (Projeto São José IV), objetivando o uso de energia solar, para movimentar um forno, facilitando e tornando mais econômica a fabricação de pão caseiro, bolos, chips de batata-doce, chips de macaxeira, bem como um local adequado para venda dos excedentes da produção junto aos consumidores, comércio e outras fontes de potencial interesse.