15 de Junho: Dia Nacional da Agricultura Irrigada

15 de junho de 2021 - 16:24 # # #

Texto: Nizomar

A irrigação para o Ceará se constitui em um investimento que não existe, praticamente, riscos; se constitui na melhor forma de convivência com o semiárido, sendo aquela capaz de produzir com vantagens em tempos de mudanças climáticas. Além disso, incorpora ao sistema produtivo muitas daquelas áreas que eram tidas como inaproveitáveis, porque o uso desta técnica possibilita a implantação de lavouras em regiões mais secas, castigadas pela falta de chuva e baixa produtividade. É uma forma de garantir segurança alimentar e nutricional para as famílias e os rebanhos dos pequenos agricultores.

O programa irrigação na minha propriedade (pimp), do governo do estado do Ceará, está ratificando essas afirmações, pois propôs uma irrigação descentralizada no território, aproveitando pequenas fontes d’água. Foi uma reação para substituir a irrigação convencional dos perímetros irrigados, que entram em colapso quando os grandes reservatórios não são recarregados em tempos de chuvas abaixo da média histórica.

Técnicos sendo capacitados em irrigação na cidade de Limoeiro do Norte, para que adquiram confiança para prestar uma boa Ater aos irrigantes.

Diferentemente dos projetos de irrigação concentrada, a pulverização de minúsculos projetos em pequenas manchas aluviais, promove uma descentralização da atividade econômica e supre os pequenos centros com feiras de agricultura solidária, de frutas e verduras, promovendo, também uma mudança nos hábitos alimentares, ao disponibilizar para as famílias produtos frescos e de qualidade comprovada, sem contar, que essa produção se faz sem insumos químicos, porque a incidência de pragas e doenças é baixíssima nos cultivos.

Técnicos sendo capacitados em irrigação no município de Quixelô.

O dia da agricultura irrigada é um chamamento para que se faça um esforço para prestar assistência técnica aos pequenos irrigantes, que no dia-a-dia enfrentam uma série de limitações que vão do crédito à comercialização. A Ematerce tem prestado assistência técnica aos agricultores do Ceará, desde quando na década de 1970, fez uma parceria com o Dnocs para prestar orientações técnicas nos perímetros irrigados – quando esses começavam -, passando pelo Projeto Sertanejo, Promovale Jaguaribe e Acaraú, Provárzeas e tantos outros. Essa longa tradição faz da Ematerce a instituição de Assistência Técnica e Extensão Rural capaz de propor novas soluções adequadas a agricultura 4.0 como, por exemplo, a automação dos sistemas de irrigação, que traz conforto e qualidade de vida para os irrigantes, além de assegurar a sucessão rural.