Ematerce: Programa de Inseminação Artificial em Bovinos de Ubajara – CE

22 de junho de 2021 - 08:45 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Ubajara-CE

A Zootecnista da Ematerce de Ubajara-CE, Brisa Vasconcelos fazendo inseminação artificial em bovinos.

Para a Zootecnista Brisa Vasconcelos do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – de Ubajara-CE, dentre as biotecnologias aplicadas para a reprodução animal, a Inseminação Artificial em Bovinos é a mais antiga e, também, a que mais gera bons resultados. O termo mais adequado para a técnica da Inseminação Artificial (IA) é inseminação instrumental, porque o inseminador apenas deposita o sêmen no aparelho reprodutivo da fêmea, usando equipamentos apropriados. A fecundação, ou seja, a união do óvulo com o espermatozoide e a consequente formação de um novo indivíduo, ocorre naturalmente. O uso da IA (Inseminação Artificial) é essencial para o melhoramento genético e para o aumento da produtividade dos rebanhos, conclui.

Vaca prenha por inseminação artificial pertencente a Floro Bento do sitio Pitanga.

O Programa de Inseminação Artificia – AI – foi introduzido na região de Ubajara-CE, município localizado na região da Serra da Ibiapaba, em 2019 pela Zootecnista Brisa Vasconcelos, Agente Rural da Ematerce e tem como objetivo o melhoramento genético do rebanho bovino e visa incrementar a renda dos criadores, com o aumento das vendas de leite, bezerros e animais para corte.”Trabalhar com pequenos criadores familiares, usando a IA é muito importante porque é uma tecnologia de fácil acesso e baixo custo”, cita Brisa.

Acrescenta ainda a Zootecnista Brisa Vasconcelos, aspas: além da Inseminação Artificial tradicional, estamos trabalhando com protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) que visam sincronizar a ovulação das fêmeas bovinas para que possamos realizar a inseminação artificial em data marcada, sem a necessidade de observação do cio.

Bezerro nascido por inseminação artificial pertencente ao pecuarista Jardel Pereira, sitio Pitanga

Para a introdução da técnica de IA, na modalidade IATF, foram realizadas várias reuniões em comunidades assistidas pela Ematerce, para explicar os benefícios desse tipo de Inseminação Artificial, especialmente aos pequenos criadores familiares que mostraram interesse pelo programa, inicialmente em número de treze, para escolherem e adquirirem as doses de sêmen como também, repassarem valores individuais e coletivos. O valor individual é: doses de sêmens que cada criador adquire de acordo com a necessidade de seu rebanho. Valores coletivos são: todos os materiais necessários para a realização da IA, abastecimento de nitrogênio no botijão, hormônios, seringas e implantes. Os sêmens escolhidos são das raças de bovinos Gir leiteira, Holandesa, Guzerá, Nelore e Sindi. Atualmente, estão inseminadas 40 vacas sendo que: 15 pariram, 19 estão prenhas e 6 estão aguardando confirmação de prenhez.

Bezerro nascido por inseminação artificial  pertecente a Breno Rafael, sitio Jabruruna, Ubatara-CE.

O Programa de IA, no município de Ubajara-CE está com resultados excelentes e funciona assim: ao observar o cio da vaca, o pecuarista entra em contato com a Zootecnista da Ematece Brisa Vasconcelos, por ligação telefônica ou pelo whatsapp ou com o inseminador treinado, Sr. Antônio Neto Borges, avisando o horário para que possamos nos programar. Se a fêmea entra no cio pela manhã a mesma deve ser inseminada à tarde e se a fêmea entra no cio no final da tarde a inseminação deve ser realizada no início da manhã seguinte.

Para que o Programa de Inseminação Artificial realmente obtivesse êxito em Ubajara-CE foram treinados vários inseminadores das comunidades com tradição na pecuária bovina. Hoje, existe uma sincronia entre a Ematerce, inseminadores e os pecuaristas familiares.