Crato – CE: Ematerce promove intercâmbios entre produtores orgânicos

5 de julho de 2021 - 11:25 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório do Crato-CE

Técnicos da Ematerce do Crato-CE e produtores familiares orgânicos fazem intercâmbios para troca de experiências.

Os técnicos do escritório da Ematerce do Crato-CE, promovem, mensalmente, um cronograma de intercâmbios técnicos entre os produtores familiares que participam da Organização de Controle Social – OCS. No dia 01 de julho, foi a vez de visitarem os produtores da Agricultura Familiar dos Sítios Bebida Nova e Corujas, com a participação dos técnicos da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) de Crato – CE-, Francieli Silva, Anaísa Domingos, Saymon Esmeraldo e Antônio Porto. Houve também a participação de Givaldo Gonçalves, coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos e representando a Secretaria Municipal de Agricultura e das agricultoras familiares Adriana Barbosa(sítio Baixio das Palmeiras) e Maria Júlia Santos (Sitio Coqueiros). O intercâmbio técnico teve como foco principal visitar as áreas implantadas com os produtos que possuem a certificação solidária orgânica e diagnosticar a possibilidade de introduzir outros produtos que têm grande demanda na FEPAF (Feira de Produtos da Agricultura Familiar) e fazer a aproximação entre os profissionais técnicos com os produtores que fornecem produtos ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), para a merenda escolar e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Gerente da Ematerce do Crato-CE, Antônio Porto fala aos produtores sobre importância da produção orgânica.

Durante as visitas, foram feitos vários depoimentos ressaltando a importância dos cuidados que os envolvidos devem ter no processo de produção orgânico. O gerente local da Ematerce/Crato-CE, Antônio Porto fez observações importantes, não só com relação ao compromisso que todos os envolvidos devem ter para manter a produção orgânica mas também, com as diversas possibilidades de incrementarem a renda familiar através de outras atividades, como por exemplo, o turismo rural.

Na oportunidade, foram visitadas as áreas exploradas pelos agricultores familiares Francisco Eufrásio, Edemar Muniz, Cicera Edna, Dácia Lopes Santos, José Ferreira, das comunidades Bebida Nova e Carujas onde conheceram as diversas orientações técnicas adotadas, desde o processamento de produtos agroindustrializados, condução cultural, implantação de UTDs (unidade técnica demonstrativa) de uva e morango, além da formatação de uma rota turística. As áreas possuem ricas fontes naturais que são utilizadas para produção das culturas agrícolas, piscicultura intensiva. O uso de energia solar e o reúso de águas são praticas adotadas.

Produção de mudas na própria comunidade é praticada comum entre os agricultores orgânicos.

Os participantes demonstraram satisfação quanto à metodologia utilizada, principalmente no tocante à aproximação e conhecimento “in loco” das atividades desenvolvidas pelos agricultores visitados. Outros intercâmbios já estão programados aos sítios Baixio dos Monteiros, Campo alegre e São Vicente. No município do Crato, 18 agricultores familiares receberam o certificado de produtor orgânico, expedido pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, desde 2020 e recebem uma bonificação de 30%, nos preços dos produtos fornecidos ao PAA e ao PNAE.