Mucambo-CE: Técnicos da Ematerce ensinam a fazer multimistura de sal proteinado

8 de julho de 2021 - 14:33 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Mucambo-CE

Técnicos da Ematerce de Mucambo-CE apresentam resultados de DM sobre multimistura com sal proteinado.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce -, escritório local de Mucambo-CE, realizou uma DM (Demonstração de Método) sobre o uso do sal proteinado, na alimentação do rebanho bovino. A prática foi para os criadores da comunidade Pedra de Fogo, visando prevenir uma possível escassez de alimentos para os rebanhos bovinos, em épocas de estiagens.

A prática foi na propriedade do agricultor Antônio Alves de Sousa onde, os Zootecnistas e Agentes Rurais da Ematerce, Thays Paulina Martins e Ivo Azevedo Parente, falaram sobre o que é o sal proteinado, mostrando a sua importância para a manutenção do peso corporal dos bovinos, em períodos de ausência de chuvas. Durante a estiagem, o pasto em sequeiro costuma apresentar baixos níveis de proteínas, o uso do sal ajuda a manter os níveis proteicos desejáveis, nos bovinos.

A Zootecnista Thays Martins, do escritório da Ematerce de Mucambo-CE ensina aos pecuaristas da localidade de Pedra do Fogo como se faz a multimistura com sal proteinado.

O sal proteinado, também conhecido como mistura múltipla, é uma das alternativas para minimizar a subnutrição no período seco. Na mistura contém as fontes de energia, de nitrogênios proteico e não proteico, macro e microminerais, nutrientes esses que estão em falta no pasto nesse período. O objetivo do processo é fornecer nitrogênio solúvel no rúmen para o crescimento das bactérias celulolíticas, aumentando a digestibilidade da fibra e o aporte de energia para o animal. O Sal proteinado evita a queda na produtividade de carne e/ou de leite.

A multimistura não precisa ser fornecida somente no período seco. Com a formulação adequada para cada período, a mistura deve ser fornecida durante todo ano a fim de potencializar a produção do bovino. Para o fornecimento adequado é necessária a formulação correta para cada finalidade e para qual espécie de pasto e também a qualidade do volumoso que os animais têm acesso, e disponibilidade de água.

Foi realizada, para os pecuaristas da comunidade Pedra do Fogo, uma Demonstração de Método, onde a técnica Thays ressaltou a importância de se ter atenção no momento da formulação da mistura, para que fique homogênea. A mistura consiste em porções calculadas e pesadas, com especial atenção para a ureia, que deverá ser posta em balança de precisão porque, se fornecida de maneira inadequada, pode intoxicar o animal. Os ingredientes necessários para a multimistura são: milho, farelo de soja, sal mineral, sal branco e ureia.

O fornecimento da multimistura deve ser feito em cochos exclusivos para o suplemento, depois que o animal volte do pasto. Os animais precisam passar por um período de adaptação à mistura, sendo oferecida de maneira gradativa, porque a ureia possuí alta toxidez nos animais vertebrados, sendo que os animais ruminantes conseguem utilizá-la, graças à simbiose com microrganismos naturalmente presentes no rúmen.