Quixêlo: Ematerce visita atividades de criação integrada e produção de biogás

3 de setembro de 2021 - 07:00 # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

A visita  teve como foco o acompanhamento de uma casa de polpa já certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e contou com a participação do presidente da Ematerce, Antônio Amorim; do gerente regional, Mauro Nogueira; da equipe local do escritório de Iguatu e da família do produtor Luiz .

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) realizou uma visita técnica nesta segunda feira, 30 de agosto, na propriedade do agricultor Luiz José Pereira, localizada no município de Quixêlo.

Durante a visitação, a equipe técnica da Ematerce e o presidente, Antônio Amorim, entregaram o termo de assistência técnica da Ematerce, que é responsável técnica pela agroindústria de polpa de frutas.

Entrega do termo de assistência técnica à agroindústria de polpa de frutas.

“O trabalho que nós fazemos nas agroindústrias é desde a construção, toda a parte sanitária (banheiros, tipos de azulejos), posicionamento das máquinas, além de passar a documentação necessária e apoiar na confecção desses documentos. O fiscal do MAPA vai até o local para checar se a agroindustria está dentro do padrão sanitário.”, comenta o técnico da Ematerce Zilval Fontes.

A Ematerce já tem registrada 7 agroindústrias (a partir de abril de 2021) e em breve (ainda nesse mês de setembro de 2021) mais 3 agroindústrias de Caririaçu serão registradas.

Na ocasião verificou-se as diversas atividades agrícolas sustentáveis que o agricultor executa de forma simples, mas com eficiência. Uma dessas atividades é a produção de energia e gás através de um biodigestor que utiliza como “combustível” os dendritos dos animais, como: aves; suínos e bovinos e as sobras de frutas que não servem para consumo.

Usina caseira de produção de biogás.

Todo esse material é armazenado em um local apropriado e com o tempo a própria fermentação natural e decomposição dos materiais orgânicos vão liberando o gases (metano e carbônico) que podem ser utilizado para consumo próprio na cozinha, no automóvel e no mercado convencional.

Outras atividades

Além da produção de gás, o senhor Luiz desenvolve atividades com animais como galinha caipira, criação de cabras, onde o produtor vende o leite e o animal para o comércio, bovinos e suínos. Todos esses animais são criados de forma integrada.

Essa gama de atividades agrícolas permite ao produtor rural alcançar mercados maiores e isso acontece, pois o agricultor abastece o comércio local (de Quixelô) e um supermercado de grande porte da cidade vizinha, Iguatu.