Jardim – CE: Ematerce ministra curso sobre cultura do milho para técnicos

14 de setembro de 2021 - 10:55 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce do Crato-CE

O Engenheiro Agrônomo, Hernane Rocha, assessor da Ematerce no Crato-CE orientando os técnicos.

No início de setembro de 2021, o Posto Avançado da EMATERCE – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, de Jardim-CE, na região do Cariri do Ceará, realizou um curso sobre a cultura do Milho Hibrido, para os técnicos e bolsista Agentes Rurais.

O curso sobre a cultura do milho orientou os técnicos desde a escolha da semente até os desperdícios na colheita.

Foram abordadas, durante a capacitação, pelo Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Escritório Regional do Crato – CE- Hernane José Alves Rocha, as orientações técnicas que devem ser repassadas aos agricultores. A escolha das sementes, o preparo do solo, plantio, (quer de sequeiro ou irrigado), espaçamento, combate às pragas e doenças, o uso do Bt (Bacillus Thuringiensis), adubação e como evitar o desperdício durante a colheita.

Foi enfatizado também, que a EMATERCE trabalha com sementes de milho híbrido e milho variedade, distribuídas pelo Programa “Hora de Plantar”, exercício de 2021. Foram distribuídas, em Jardim – CE, 32.300 quilos de sementes de milho híbrido e 100 quilos de sementes do milho variedade, para beneficiar 2.180 agricultores familiares. Foram distribuídas 233 doses do Bts, para 24 produtores, com realização de demonstrações práticas para o combate a lagarta do cartucho.