Salitre-CE: a capital cearense da mandioca com agricultores assistidos pela Ematerce

13 de outubro de 2022 - 08:26

Texto: Jornalista da Ascom - Ematerce, Francisco Edilmo Gomes Gurgel - 85 - 32177872. Fotos: Ascom - Edilmo Gurgel

As técnicas da Ematerce, Engenheiras Agrônoma, Izadora Costa e a Técnica em Agroindústria Patrícia Carneiro, com o produtor Gladson Nogueira.

O município de Salitre-CE, localizado no Cariri Oeste do Ceará, a 530 quilômetros de Fortaleza-CE, nas divisas dos Estados de Pernambuco e do Piauí, é conhecida como a Capital Cearense da Mandioca, por ser o maior produtor de farinha de mandioca do Estado do Ceará. Além da região do Cariri Oeste do Ceará, os municípios do estado, que detêm os maiores índices de produção de mandioca são: Itapipoca, Amontada, Trairi e Ibiapaba (Google).

Uma das 180 unidades de produção de farinha, goma e raspa de mandioca de Salitre – CE.

Informam a Engenheira Agrônoma, Izadora Costa, do Posto Avançado da Ematerce de Salitre-CE e o Engenheiro Agrônomo, da Secretaria Municipal de Agricultura, Renato José da Silva, que,  hoje,  o município tem 19.000 hectares plantados com mandioca, com estimativa de colheita de 260 mil toneladas de raízes, que serão beneficiadas por cerca de 180 casas de farinhas mecanizadas, de grande, médio e pequeno portes, assegurando 1,4 milhão de sacas de 50 quilos de farinha, para a safra 2022, com um acréscimo de 20%, em relação a 2021. Com a negociação dessa produção, nos comércios local, regional e para exportação, espera-se um incremento, em torno de R$ 10 milhões/mês, na economia do município.

Unidade de produção de goma totalmente automatizada e com produtividade acima da média.

Acrescenta Renato José da Silva, da Secretaria Municipal de Agricultura, que 80% da mão-de-obra agrícola do município tem como principais atividades a madiocultura e transformações em seus derivados (farinha, goma e raspa), não existindo desemprego, no setor agrícola, contribuindo para o implemento de renda no comércio da cidade.

Todo esse trabalho deve-se ao incessante esforço, feito pelos técnicos da Ematerce, da região de Campos Sales-CE-, pela Secretaria Municipal de Agricultura, pela Embrapa, que implantou vários campos experimentais de 14 novas cultivares de mandioca e pelas associações de classe dos produtores rurais de Salitre-CE. Esse trabalho deve-se, há muitos anos, de grande esforço de todos os que compõem a cadeia produtiva da mandiocultura na região.

Nas pequenas, nas médias e nas grandes unidades de produção de farinha, em Salitre-CE, o nível de automação é satisfatório.

Na visita, realizada a Salitre-CE, nas propriedades Santo Antônio, do agricultor familiar Antônio Santos, na qual são produzidas 600 sacas de farinha, por semana, no Sítio Roncador, de 45 hectares, de Rubens Santiago, que emprega, em média, durante todo o ano, 12 pessoas e produz 300 sacas de 50 quilos de farinha, por semana. Fomos também, à casa de farinha dos produtores Elias e Gladyson Nogueira, com produção semanal de 150 sacas de farinha e 150 de goma de 50 quilos.

É unanimidade, entre os mandiocultores, o baixo custo, pago, pelo mercado consumidor, à farinha, em face do aumento das despesas com energia e mão de obra, sendo, também, o atravessador e o sistema de classificação da farinha os principais problemas, encontrados na atividade. A dificuldade, na obtenção de crédito pelos produtores, contribui para o baixo desempenho da atividade.

Vários tipos de farinhas são produzidos nas agroindústrias de Salitre-CE, para satisfazerem o gosto dos consumidores.

Das 180 agroindústrias, existentes no município, todas são mecanizadas, com boa produtividade e com padrão técnico avançado. A produtividade média da mandioca é de 14.000   quilos/hectare, e toda a produção dos 6.000 mandiocultores é absorvida pelas agroindústrias da região, acrescentou o presidente da Ematerce, Antônio Amorim.

Dados do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, e da Embrapa, o maior produtor de raiz e de farinha do Brasil é o Pará, seguido pelo Paraná e Bahia. O Ceará está em 8º lugar, no Brasil, e 2º lugar no Nordeste. O maior consumidor de farinha do Brasil é o Estado Mato Grosso do Sul, com um consumo “per capta” de 23 quilos/pessoa/ano, enquanto o consumo “per capta” do Brasil chega a 10 quilos/pessoa/ano. O Brasil é o 4º produtor mundial de mandioca, seguido pela Nigéria, Tailândia e Indonésia. (informação do Google).

Estoque de farinha para comercialização. Em Salitre-CE, a produção de farinha é durante quase todos os meses do ano.

A mandioca e seus subprodutos são alimentos mais consumidos do mundo, por humanos e animais, informa a FAO.