Anater e Ematerce realizam oficinas e rodadas de negócios em cooperativas agropecuárias

18 de outubro de 2022 - 10:01

Texto: Edilmo Gurgel - Ascom da Ematerce. Fotos: Sérgio Lima

Legenda:: Oficina realizada em Santana do Acaraú – CE contou com as presenças do Gerente Regional da Zona Norte da Ematerce, César Neto, Coordenador Estadual do Programa Ater Mais Gestão, Sérgio Lima, Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos, Gerente do BNB em Sobral – CE, Avelita Coelho e do assessor da Prefeitura, José Maria Cavalcante.

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Anater e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – estão realizando algumas Oficinas com Potenciais Compradores, envolvendo 22 cooperativas e duas associações que fazem parte do programa “ ATER Mais Gestão”. Duas oficinas já foram concluídas, nos municípios de Pindoretama – CE (dia 16/09) , na Coopafest – Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Ceará – e em Santana do Acaraú – CE (dia 14/10), na sede da Coopasa – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú.

Legenda: Feira de produtos da Agricultura Familiar expostos e vendidos aos presentes na oficina.

Outras oficinas serão realizadas nas cooperativas, Coopaefarc (Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri), de Juazeiro do Norte – CE, AABC (Associação dos Agropecuaristas, Beneficiadores de Castanha e Caju), em Barreira – CE, Cosena (Cooperativa Agropecuária de Senador Pompeu Ltda), em Senador Pompeu – CE, Coodef (Cooperativa de Desenvolvimento da Economia Familiar da Região do Inhamuns), em Tauá – CE, ACSD (Associação Comunitária São Domingos), em Sobral – CE  e na Coaf (Cooperativa da Agricultura Familiar Ltda, em Itapipoca – CE.

O Programa ATER Mais Gestão é uma iniciativa que objetiva contribuir para o fortalecimento das entidades representativas da Agricultura Familiar, através da qualificação de sua gestão e do apoio à inserção nos mercados convencional e institucional, fazendo uso da metodologia de assistência técnica e extensão rural – ATER. Para essa iniciativa, a Anater e o Governo do Estado do Ceará, através da Ematerce, dispuseram de verba no valor de R$ 1,8 milhão.

Legenda: Público presente à oficina realizada em Santana do Acaraú -CE.

Constam das oficinas, uma ampla discursão sobre métodos de gestão em unidades agropecuárias, entre agricultores associados às cooperativas ligadas aos programas além, de uma rodada de negócios, entre os cooperados e convidados. Uma feira de produtos provenientes da Agricultura Familiar é realizada no recinto, com o objetivo de mostrar e comercializar os produtos agrícolas expostos aos participantes e à população. Todos os eventos contam com as presenças do presidente da Ematerce, Antônio Amorim e do Diretor Técnico, Itamar Lemos, além de técnicos da Empresa e também de autoridades municipais e regionais.

O programa Ater Mais Gestão, atualmente, está inserido em 22 cooperativas agropecuárias e em duas associações da agricultura familiar, que estão participando das oficinas que constam do seguinte: apresentação da programação, visita aos estandes das cooperativas e associações onde são apresentados e comercializados produtos agropecuários (polpa de frutas, hortaliças, rapaduras, mel de abelha, biscoitos caseiros, doce e geleias, ovos caipiras e cortes de ovinos e caprinos) e finalizam com uma roda de conversas que visa o fortalecimento da Inter cooperação.

O coordenador estadual do programa Ater Mais Gestão é o assessor da Ematerce, Engenheiro Agrônomo, Sérgio Lima que recebe o apoio dos assessores estaduais da Ematerce, Júnior Vieira, Marluce Sobreira e Amairton Holanda.