Técnicos da Ematerce assistem plantio de pitaya em Campos Sales – CE

4 de novembro de 2022 - 11:00

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório d Ematerce de Campos Sales-CE

 

Legenda: Técnicos da Ematerce de Campos Sales – CE, fazem visita técnica a plantio de pitaya,

 

Os técnicos dos escritórios regional (Cariri Oeste) e local da Ematerce de Campos Sales – CE, Gerlan Rodrigues, Ribeiro Neto e Francisco Humberto, foram convidados pelo agropecuarista Benedito Sérgio Morais, proprietário da fazenda Três Riachos, no município de Campos Sales -CE, para conhecerem uma plantação da cultura de Pitaya. A partir dessa visita técnica, os empregados da Ematerce pesquisaram sobre a cultura, até então exótica na região, e passaram a prestar assistência técnica àquela unidade produtiva, sobre práticas agrícolas de podas, adubação, manejo de irrigação, polinização e manejos fitossanitários, durante todo o ciclo das plantas, visando uma maior produção e produtividade.

Legenda: visão geral do plantio de pitaya, na fazenda Três Riachos, em Campos Sales – CE.

Tudo começou porque o irmão do agricultor Benedito Sérgio, conhecido por Branco, veio de São Paulo – SP e trouxe sementes selecionadas dos três tipos da fruta (branca, amarela e vermelha), suficientes para o plantio de 1,0 hectare.  Após dois anos, houve a primeira floração, quando a colheita não é recomendada. No ano seguinte, na segunda floração, foi realizada a colheita, com uma produção de 3,5 toneladas. Já no segundo ano, a área plantada passou para 2,0 hectares. A produção foi vendida no comércio da região, a preço de mercado, tirando todos custos e auferindo algum lucro. A cultura da pitaya, na região do Cariri Oeste é viável, concluíram os técnicos da Ematerce. A pitaya é uma cultura perene, cujas plantas produzem plenamente por até 25 anos.

A fruta, da família cactaceae, é típica de regiões de clima quente e teve sua origem no México. No Brasil, o cultivo da pitaia começou na década de 90, com a produção concentrada no estado de São Paulo (Google).

Versátil, a pitaya pode ser cultivada em locais com temperaturas que variam entre 4°C e 38° C. No entanto, recomenda a Embrapa, que a planta não receba luz solar por muitas horas, quando for cultivada em regiões mais quentes. Isso impede que excesso de calor queime o caule e impeça o crescimento saudável do fruto.

Conforme informação do Google, a fruta é rica em nutrientes. A pitaya ajuda na perda de peso e na prevenção de enfermidades como câncer, osteoporose, anemia e doenças cardiovasculares, além de: melhora a digestão; regula os níveis de açúcar no sangue; diminui o colesterol ruim e; fortalece o sistema imune.

.