Lavras da Mangabeira – CE: Projeto Mandala completa 10 anos de sucesso

21 de novembro de 2022 - 09:29

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Lavras da Mangabeira- CE

Legenda: Agente Rural da Ematerce, José Elenildo orientando o produtor Luiz Pessoa.

Nesse mês de novembro de 2022, a unidade produtiva do Projeto Mandala, do sítio Siriqueira (16 hectares), no distrito de Quitaiús, em Lavras da Mangabeira – CE, de propriedade do casal Luiz Pessoa e Maria do Carmo Pessoa, está completando 10 anos de instalação. O sistema produtivo foi implantado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) onde, até hoje, os proprietários plantam e colhem frutas, verduras e criam pequenos animais e peixes que são vendidos na feira da sede municipal e comunidades vizinhas.

Legenda: O produtor Luiz Pessoa colhendo mamão da plantação do Projeto Mandala.

O sistema de plantação Mandala foi implantado pelos técnicos da Ematerce de Lavras da Mangabeira – CE, sob a supervisão dos Engenheiros Agrônomos, José Ximenes (Ematerce/SDA) e Kleber Correia (gerente local da Ematerce), obedecendo rigorosamente todas as regras de produção orgânica de frutas e olericulturas, com adoções de práticas agroecológica como: biocompostagens líquida e sólida, defensivos naturais, cobertura morta e utilização de ervas medicinais.

A instalação do projeto custou, à época, em torno de R$ 5.000,00, envolvendo aquisição de materiais de construção, insumos e animais. Hoje, a venda da produção, principalmente, coentro, cebolinha, pimentão e pimenta-de-cheiro, trouxe melhorias significativas na composição da renda familiar, auferindo mensalmente até R$ 1.300,00, em condições normais, informam o Engenheiro Agrônomo, Kleber Correia e o agente rural da Ematerce, José Elinaldo.