SDA e Ematerce fazem live objetivando fazer ajustes no Projeto Hora de Planta

5 de janeiro de 2023 - 10:09

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

Legenda: O Diretor Administrativo e Financeiro da Ematerce participando de live sobre os Programa Hora de Plantar.

O Projeto Hora de Plantar, programa de distribuição de sementes selecionadas, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e executado em todos os municípios do Estado, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), que é responsável pela inscrição, seleção e distribuição das sementes aos agricultores familiares, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Para 2023, o Governo do Estado destinou a montante de R$ 21,5 milhões, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza Rural – Fecop – e parte, com recursos do tesouro estadual.

Com os recursos financeiros disponíveis, foram adquiridos 2.000 toneladas de sementes de milho híbrido, 500 toneladas de milho variedade, 180 toneladas de sorgo forrageiro, 375.000 mudas de cajueiro anão precoce, 5.000 mudas de aroeira e 40.000 mudas de sabiá. O programa espera atender a 152.000 produtores rurais, em todo o Ceará.

Legenda: Participação de técnicos das regiões do Cariri e Centro Sul.

Em 2023, a Projeto Hora de Plantar está na sua 36ª edição e já começou a distribuição de sementes disponíveis nos municípios das regiões do Cariri e Centro Sul, onde, normalmente, iniciam-se as chuvas, no Ceará. Desde o início de dezembro de 2022, todos os escritórios da Ematerce do Cariri Centro (Barbalha -CE, Crato-CE, Juazeiro do Norte -CE, Santana do Cariri- CE e Várzea Alegre-CE), Cariri Leste (Brejo Santo- CE, Mauriti-CE, e Milagre-CE) e do Cariri Oeste (Campos Sales- CE, Assaré – CE e Araripe-CE) e também os da região Centro sul (Iguatu-CE, Acapiara- CE, Icó-CE, Ipaumirim-CE, Jucás-CE e Lavras da Mangabeira-CE) já estão distribuindo as sementes com os beneficiados.

No dia 04 de janeiro de 2023, aconteceu uma live com todos os técnicos dessas regiões, com o objetivo de discutirem com os coordenadores estaduais do Projeto sobre os possíveis entraves e andamento da distribuição. Participaram da live, o Diretor |Administrativo e Financeiro da Ematerce, Inácio Mariano, os coordenadores do Programa na SDA, Roberto Virgínio, Naiara Lage e Carlos Alberto Moreira. Outras lives acontecerão entre os técnicos e responsáveis pelo Programa, durante o mês de Janeiro, com igual finalidade.