Porteiras: Ematerce e Prospera iniciam cultivo de milho com alto potencial genético no Cariri

19 de janeiro de 2023 - 11:04

Bruno Andrade - Assessor de comunicação

Ao todo mais de 120 pessoas estiveram presentes e puderam acompanhar sobre a importância de se trabalhar com sementes de qualidade e ferramentas que impactam no índice de produtividade

Teve início, nesta terça-feira (17), no município de Porteiras (CE), o retorno das atividades da parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e o Programa Prospera, onde foi iniciado o plantio de sementes de milho com alto potencial genético.

Milho com alto índice de produtividade e resistente a pragas.

O evento contou com a participação do Prefeito do município, Fábio Pinheiro, com o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, representantes dos mantenedores do programa e o ex-presidente da Ematerce, Antônio Amorim, entre outros. Além do plantio os agricultores receberam orientações sobre como proceder para ter grandes índices de produtividade e reduzir as possibilidades de perdas na lavoura.

Trato da Massey Ferguson, um dos parceiros e mantenedores do Programa Prospera.

Para ter acesso à nossa galeria de imagem, clique aqui.

Novidades

Em 2022 o Prospera instalou 8 unidades demonstrativas de plantio de milho com sementes de alto potencial genético, ou seja, sementes que foram tratadas e que são resistentes aos mais variados tipos de pragas que atacam desde a semente do milho e também as folhas e as espigas, causando perdas significativas na colheita.

Os municípios que serão contemplados com esta iniciativa são: Brejo Santo; Porteiras; Mauriti; Jardim; Barbalha; Campos Sales; Iguatu; Senador Pompeu; Quixeramobim; Chorozinho; Ocara; Limoeiro do Norte; Jaguaribara; Ararendá; Ocara; Novo Oriente; Tianguá e Morada Nova.

Outra boa novidade é que na Fazenda Normal (FAZNOR) serão cultivados não apenas 1 unidade, mas 2 unidades demonstrativas sendo elas na cultura do Milho e Sorgo

Veja a nossa matéria produzida no ano de 2022 para saber um pouco mais, clique aqui.

Para este ano de 2023, em virtude dos altos índices de produtividade, a parceria entre a Ematerce e o Prospera realizaram o plantio em 18 unidades em todo o Estado. Um aumento que representa não apenas um bom trabalho desempenhado por toda a equipe, mas que cada vez mais o uso de novas tecnologias são necessárias para aumentar os índices de produtividade e consequentemente manter o agricultor com estímulo a manter-se no campo.