Paracuru-CE: Ematerce implementa ações econômicas em projeto de produção de açaí

30 de março de 2023 - 16:55

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br. Fotos: Bruno Andrade- Ascom Ematerce

Legenda: Da direita para esquerda, José Domingos (diretor), Alberto Felix (proprietário da Agropar), Edilmo Gurgel e Zilval Fonteles (Ematerce) e Franzé Gonçalves (administrador da Agropar).

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) está fechando uma parceria com a Agropecuária Paracuru (Agropar), sítio Vela Branca, no distrito de Paço Doce, em Paracuru- CE, de propriedade do produtor rural Alberto Felix, para ampliar as possibilidades técnicas do plantio de cinco hectares de açaí, da variedade BRS-Pará, consorciado com graviola (agroflorestal) e com abelhas canudos e jandaíra (agropastoril).

Legenda:Viveiro de mudas de açaí.

O sistema agroflorestal melhora o aproveitamento espacial da plantação, enquanto o sistema agropastoril, com abelha, é de suma importância, porque aumenta (até 40%) a produtividade do açaizeiro, mediante a polinização. Atualmente, a Agropar recebe, também, suporte técnico-científico da Universidade Federal do Ceará (UFC) (Meliponicultura), isto é, a criação de abelhas- sem- ferrão) e da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – Embrapa/produção de mudas.

Vale destacar que a Ematerce prestará orientações técnicas, no tocante à adubação, à construção de uma agroindústria de produção de polpa de açaí e à criação de galinha caipira poedeira, afirmou o Engenheiro Agrônomo da Ematerce Antonio Zilval Fonteles.

Importante fonte de renda

 

Com a implantação de uma unidade de beneficiamento de açaí, em polpa, o empreendimento será importante fonte de renda, vez que a atual produção está transformada, em uma unidade, localizada no município de Caucaia-CE. O administrador José Domingos afirma que, no momento, os 3,0 mil quilos de polpa são negociados, mensalmente, nos mercados da região e, em Fortaleza – CE, a R$ 20,00 o quilo. A perspectiva, para o ano de 2024, é de chegar a 30 mil quilos/mês de polpa.

Legenda: Mudas de açaí, prontas, em viveiro telado, para proteção contra  pragas e doenças.

Outra fonte de renda, informada pelo técnico da Ematerce, é a transformação das palhas do açaizeiro em artesanato, pelas agricultoras das associações rurais da região. Lembra, ainda, que o aproveitamento da fibra, em madeira, do tipo MDE, faz parte do portfólio de subprodutos da planta e que, além da polpa, o fruto pode ser transformado em café (descafeinado).

Prosseguindo, Zilval Fonteles disse que a produção de mudas de açaí, da variedade BRS-Pará, está adaptada ao clima e ao solo do estado do Ceará e comercializada para vários pretensos produtores rurais da cultura, em diversas regiões cearenses. Acrescenta o administrador do empreendimento, o técnico Franzé Gonçalves, que a Agropar tem capacidade de produzir 30.000 mudas de açaí, por mês, de excelente qualidade genética e fitossanitária, ao preço de R$ 20,00 a unidade. Adiantou que a muda de açaí-BRS-Pará está adaptada ao solo e ao clima do Ceará e certificada pelo Renasem – Registro Nacional de Sementes e Mudas, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Legenda: Abelha- sem- ferrão polinizando o acaí. Essa prática aumenta até 40% a produtividade do arrozeiro.

Vale ressaltar que, atualmente, vários agropecuaristas, de pequeno e médio portes, do Ceará, estão interessados em começar, ou mesmo implementar plantios de açaí. Conforme a produtor Alberto Félix, diariamente, pessoas de vários municípios entram em contato, solicitando informações, sobre a cultura e querendo adquirir mudas. Frise-se haver plantações em vários municípios cearenses, afora empreendimentos, pertencentes a pequenos e médios produtores rurais, a exemplo de Limoeiro do Norte-CE, Quixeré-CE, Paracuru-CE, Horizonte-CE e Tianguá-CE.

Açaizeiro

O açaizeiro (fruto que chora, na língua Tupi) é uma palmeira, originária da região amazônica, que, ainda, hoje, é explorada pelos nativos e constitui-se uma das principais fontes de renda das famílias daquela região. A planta começa a produzir, aos três anos e meses de idade, e chega à sua plenitude produtiva, no décimo ano, com uma produção/média de 14 cachos/ano.

O estado do Pará é o maior produtor mundial de açaí e a cidade de Igarapé-Miri – PA, município que mais produz açaí. Outros grandes produtores são: Amazonas-AM, Maranhão-MA, Acre-AC e Rondônia-RO. O Pará e a Amazonas são responsáveis por 87,5% da produção nacional do fruto.

Importante saber que, do açaizeiro, são extraídos o vinho, a polpa, o café e o açaí. Do fruto, são fabricados sorvetes, polpa, licores, doces, néctar e geleias, dentre outras iguarias. O açaí é muito benéfico, para a saúde humana, porque ajuda a controlar a pressão arterial, colesterol, fonte natural de energia, ação antioxidante, aumenta a imunidade, fonte de cálcio e previne doenças degenerativas e câncer. Acrescente-se que 100 gramas de açaí possuem 6,5 gramas de carboidrato, sendo considerado um alimento de baixo valor glicêmico, segundo consta no Google.