Ematerce participa ativamente do 1º Encontro de Cajucultores, em Aracoiaba-CE

18 de abril de 2023 - 11:09

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório da Ematerce de Aracoiaba-CE

Legenda: Plenária do 1º Encontro de Cajucultores de Aracoiaba-CE, no distrito de Ideal.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, a Prefeitura Municipal de Aracoiaba- CE, através das Secretarias Municipais do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Econômico, realizaram o 1º Encontro de Cajucultores-2023, no distrito de Ideal, no dia 13 de abril. Participaram do evento técnicos e representantes da Ematerce, Sebrae, Senar e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Patronais, além de 42 agricultores e agricultoras familiares ligados à cajucultura.

O evento foi realizado objetivando discutir amplamente sobre a cadeia produtiva do caju, seu potencial e desafios, visando melhorar o desempenho produtivo e econômico do setor. Na oportunidade, foi lançada a ideia de criação de uma Câmara Técnica, para servir como fórum permanente de discussão sobre o assunto.

Representou a Ematerce, o Engenheiro Agrônomo Egberto Targino que falou sobre a importância da empresa estadual de extensão rural na implantação de novas variedades de cajueiros mais produtivos, através da técnica de substituição de copas e também, reafirmou sobre o esforço do Governo do Estado, através do Programa Hora de Plantar que, anualmente, distribui milhares de mudas de cajueiro da variedade anão precoce. O Hora de Plantar é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA e executado pela Ematerce, com o apoio logístico dos sindicatos rurais e das secretarias municipais de agricultura. Participaram do encontro, os técnicos da Ematerce lotados no escritório de Aracoiaba-CE, Francisco Daller e Rafael Oliveira.