Técnicos da Ematerce realizam palestras e práticas de ensilagem em Camocim-CE

19 de maio de 2023 - 08:23

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Camocim-CE.

Legenda: Técnico e produtores compactando o material para silagem.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, através do escritório regional do extremo norte, em Camocim-CE, está realizando algumas práticas sobre produção de silagem de milho e cana-de-açúcar, em propriedades rurais da região. Um dos beneficiados foi o agricultor Aloísio Álvares, na comunidade Tamboril. A prática extensionista chamada de Estratégias Alimentares para Ruminantes, foi coordenada pelos técnicos da Ematerce de Camocim-CE, Ana Paula Freire, Beatriz Campos, Marcos Simões e Ramon Sousa

Legenda: Preparo da forragem para ser ensilada.

Outro evento será realizado na fazenda Pereiro, de propriedade do agropecuarista Francisco Félix Araújo, no dia 24 de maio próximo, a partir das 14 horas.

A ensilagem é uma alternativa de armazenamento estratégico de forragens, disponibilizando alimentos para os ruminantes de pequeno, médio e grande portes, no período de estiagem, quando passa a existir a falta de alimento natural ou pastagem.

Objetiva-se na prática que, a escolha da forragem, ponto de colheita da forragem, teor de umidade da forragem, tamanho de partícula, qualidade da lona, tempo do processo até o fechamento do silo, influenciam na qualidade da silagem e na manutenção do seu teor nutritivo.