Crato-CE:Ematerce promove intercâmbio técnico sobre meliponicultura

1 de junho de 2023 - 09:56

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório da Ematerce do Crato-CE

Legenda:Criação de abelhas-sem-ferrão.

No dia 25 de maio de 2023, a Ematerce, escritório do Crato-CE, proporcionou um intercâmbio técnico (IT) sobre meliponicultura, na localidade de Serra dos Paus Dóias, no município de Exu-PE, de propriedade dos irmãos Cícero Jair Sales Alencar e Cícero Givaldo Sales Alencar. O evento teve como principal objetivo a troca de experiências e o fortalecimento da cadeia produtiva dessa importante atividade apícola,a das abelhas- sem- ferrão.

Legenda: Participantes do intercâmbio técnico sobre criação de abelhas- sem- ferrão.A visita foi recheada de detalhes na exposição feita pelos meliponicultores, Jair Sales e seu irmão Gilvaldo Sales, que conduzem a atividade. Foram mostradas aos visitantes as espécies trabalhadas: Jandaíra (Melipona subnitida), Jati (Tetragonisca angustula), Canudos (Scaptotrigona depilis), Uruçu do chão (Melipona quinquefasciata). A área histórica de produção dessa espécie é a região do Araripe pernambucano e cearense, conhecida como Serra dos Paus Dóias, na cidade de Exu- PE e no distrito de Dom Leme, em Santana do Cariri- CE.

A área de ocorrência das espécies é em torno de 23 km², em altitude, que varia entre 700 e 900 metros, na Chapada do Araripe, na divisa entre os estados de Pernambuco e do Ceará, entre os municípios de Moreilândia-PE e Crato-CE. (Acesso: https://slowfoodbrasil.org.br/arca_do_gosto/mel-de-abelha-urucu-de-chao/).

Legenda: Colmeias para criação de abelhas- sem- ferrão.

A visita teve
como objetivo proporcionar capacitação técnica aos participantes e ficou acertada a parceria, entre a Ematerce do Crato-CE e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar -Cariri, visando à atividade de meliponicultura para iniciantes e ativos sobre manejo e condução da atividade.

Legenda: Abertura de uma colmeia de abelha- sem= ferrão.

O grupo contou com a participação do
gerente local da Ematerce- Crato-CE, engenheiro agrônomo Antônio Porto, do agente de Ater, Rafael Carvalho, do posto avançado de Farias Brito-CE, dos técnicos Alan Domingos e Domenick Conrado, da Ematerce de Santana do Cariri-CE, dos meliponicultores: Cícero Cosmo, de Farias Brito-CE,;Francisco Cosmo, do Crato-CE; Severino Guedes, de Nova Olinda-CE; e do casal de agricultores familiares, Gabriel Dumitrache e Cecília Costa, que pretendem iniciar a atividade, em sua propriedade, objetivando diversificar o elenco de produtos ofertados, na feira agroecológica que acontece, semanalmente, na sede do Crato-CE e que recebe a orientação da Ematerce.