Crato- CE: Ematerce participa de encontro agroecológico no Cariri

5 de junho de 2023 - 10:40

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Fornecida pela organização do evento

Aproveitando as comemorações alusivas à Semana do Meio Ambiente, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, através dos escritórios regional e local do Crato-CE e da assessoria estadual de agroecologia, participará do Iº Encontro Agroecológico do Cariri que acontecerá nos dias 06 e 07 de junho, no Instituto Federal de Educação do Ceará- Campus do Crato-CE. A programação no dia 06 de junho, constará do seguinte: visitas técnicas aos sítios Campo Alegre (Crato-CE); Paus Dóias (Exu- PE); Vila São Francisco, Baixio das Palmeiras e Bebida Nova (Crato-CE).

No período da tarde, haverá as oficinas sobre: Arte Contemporânea (Dora Moreira da Associação Buriti), Adubação Verde e Práticas Agroecológicas de Controle Natural de Insetos Invasores (técnicos da Ematerce, Ramon Robson e Francisco Porto), Educação Agroecológica (Cícero Erivaldo) e, encerrando a programação do dia 06/06, acontecerá a oficina sobre Turismo no Espaço Rural e seus Impactos Socioeconômicos nos Territórios (Joseilde Amaro). Ainda na tarde do dia 06 de junho haverá uma mesa de diálogo sobre “Políticas Públicas em Agroecologia”, composta pelo assessor da Ematerce, Zilval Fonteles e pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário- SDA-, Moisés Braz, com mediação do Reitor da UFCA (Universidade Federal do Cariri), Silvério de Paiva. As oficinas e debates serão realizadas no auditório do IFCE (Instituto Federal do Ceará).

No dia 07 de junho, haverá uma feira de trocas de sementes crioulas, feira de saberes e sabores e apresentações culturais, com performance caboclo, do mestre Roni Flor e dança do coco, com mestre Zé Gomes. Continuando com a Roda de Dialogo, a articuladora dos movimentos sociais, Verônica Neves falando sobre Agroecologia é Política. O tema Agroecologia é Economia será apresentado pelo agricultor Expedito Guedes, presidente do Sindicato dos Produtores Orgânicos. Agroecologia é Meio Ambiente por Pedro Lermen de Exu-PE e o tema Agroecologia é Contexto Social, pela nutricionista Rejane da Luz.