Ematerce participa da programação do Pecnordeste- 2023 com estande e palestras

20 de junho de 2023 - 09:24

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Itamar Lemos e do Pecnordeste

Legenda: O Governador Elmano de Freitas na abertura do Pecnordeste -2023. 

A Ematerce participou efetivamente da programação do Pecnordeste- 2023 (Seminário Nordestino de Pecuária), realizado no período de 15 a 17 de junho de 2023, no Centro e Eventos do Ceará. A Empresa contou com um espaço para atendimento dos agropecuaristas participantes, sempre com um técnico disponível de plantão, para atender ao publico sobre os diversos assuntos de assistência técnica e extensão rural ATER.

legenda: Presidente da Ematerce Inácio Mariano visitando estande da Empresa no Pecnordeste-2023.

A Diretoria Executiva da Ematerce- Inácio Mariano (Presidente), Itamar Lemos (Diretor Técnico) e José Maia (Diretor Administrativo e Financeiro), prestigiou com sua presença no evento, desde a abertura e cursos técnicos . Estiveram presentes, mais de 130 técnicos do Centro Gerencial e de todas as 18 regiões administrativas da Ematerce.

Participaram das palestras técnicas sobre fruticultura, os engenheiros agrônomos da Ematerce, Egberto Targino (Assessor de Fruticultura da Ematerce) e José de Souza Paz (Supervisor de Fruticultura da Secretaria do Desenvolvimento Agrário- SDA), que falaram sobre “Plano de Sustentabilidade da Cajucultura do Ceará” e sobre “ Resultados do Programa de Expansão e Recuperação da Cajucultura do Ceará”, respectivamente.

O técnico Egberto Targino Bomfim apresentou como justificativa para o “Projeto Sustentabilidade da Cajucultura do Ceará”, elaborado pela Câmara Temática do Caju, as dificuldades que a cadeia produtiva do caju vem encontrando, ou seja: 76% dos produtores possuem menos de 20 hectares, baixo nível educacional, baixo nível tecnológico dos plantios, baixa produtividade, falta de liderança com visão associativa, dentre outros problemas, contribuindo todos esses fatores para uma forte desorganização do setor. Foi apresentado, portanto, que o plano justifica a importância dessa cadeia produtiva, para os produtores e para a economia do Estado.

O técnico José de Souza Paz, fez a apresentação dos impactos causados pelo “Programa de Expansão e Recuperação da Cajucultura do Estado do Ceará”, no período de 2007 a 2023. Foi mostrada a relevância do programa no período, quando o Programa contribuiu com a ampliação da área do Estado de forma efetiva, em 58.000 hectares, com a distribuição de 7 milhões de mudas de caju anão, através do Programa Hora de Plantar, com clones recomendados pela Embrapa e com alto valor genético, além do trabalho da substituição de copas de 1,028 milhão, em cajueiros improdutivos.