Ematerce cede espaço da Fazenda Normal para realização de Dia de Campo sobre milho

23 de junho de 2023 - 10:37

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Germano Bruno e Itamar Lemos

Legenda: Estação técnica no dia de campo sobre milho.

A Ematerce, sempre visando a melhoria no atendimento técnico aos produtores rurais, principalmente aqueles do segmento da agricultura familiar, cedeu para o Prospera, uma pequena área da Fazenda Normal, de sua propriedade que fica no distrito de Uruquê, em Quixeramobim-CE, com o objetivo de implantar uma unidade demonstrativa para plantio de milho híbrido utilizando alta tecnologia (várias cultivares de milho com diversas tecnologias como: espaçamentos, velocidade de plantio e adubação). O plantio do milho é feito sem utilização de irrigação, ou seja, plantio em sequeiro.

Legenda: Técnicos da Ematerce participando das discussões técnicas sobre milho híbrido.

No dia 22 de junho, aconteceu na Fazenda Normal um Dia de Campo sobre a cultura do milho híbrido de alta tecnologia, com o objetivo mostrar os resultados obtidos, aos 210 agricultores, técnicos, lideranças politicas, sindicatos, secretários municipais de agricultura da região e para os técnicos da Ematerce das regiões administrativas do Sertão Central e Sertões de Canindé. A participação da Ematerce nos eventos é de grande importância no acompanhamento vegetativo da cultura e na mobilização e organização do Dia de Campo, acrescentou o Diretor Técnico e representante da diretoria executiva da Ematerce, Itamar Lemos.

Legenda: Mostra do resultado da colheita de milho.

O Engenheiro Agrônomo  do Prospera, Kaike Pereira considera que a parceria entre a Ematerce a o Prospera é sempre exitosa e de qualidade técnica elevada. Acrescenta ainda, que a produtividade obtida pela cultura do milho plantada tem um resultado muito acima do normal plantado no Ceará.

Em 2022, a Prospera, com o apoio logístico e técnico da Ematerce, realizou 4 Dias de Campos, com 8 unidades demonstrativas. Em 2023, estão sendo realizados 05 eventos nos municipios de Senador Pompeu-CE, Quixeramobim-CE, Brejo Santo-CE, Tianguá-CE, Novo Oriente-CE.