Técnico da Ematerce apresenta experiência do Ceará no Seminário Nacional sobre Bioinsumos

9 de agosto de 2023 - 09:34

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ramon Feitosa- Ematerce

Legenda: Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Ramon Feitosa apresentando experiência do Ceará no uso de bioinsumos.

A Ematerce, através do Engenheiro Agrônomo, Ramon Costa Feitosa, lotado no escritório de Juazeiro do Norte-CE, participou do Seminário Nacional sobre Bioinsumos e Fortalecimento da Agricultura Familiar que aconteceu no período de 2 a 4 de agosto último, em Brasilia-DF. O evento foi patrocinado Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar e a Universidade Federal de Goiás.

Constou da programação do evento, quatro mesas de debates, com temas ligados à produção de bioinsumos.  A Ematerce participou ativamente com a palestra, Abrangência dos Bioinsumos no Contexto da Produção de Alimentos e da Agroecologia, proferida pelo técnico Ramon Costa Feitosa , que apresentou aos presentes o trabalho exitoso existente no Ceará, colocado em prática pelo programa de distribuição do Bacillus thuringiensis (Bt), aos produtores rurais familiares atendidos pelo programa de distribuição de sementes selecionadas, Hora de Plantar do Governo do Estado do Ceará. Falou também sobre a estrutura criada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará – MDA, na construção e manutenção das atividades da biofábrica de Bt bem como, as fases que competem à Ematerce como empresa de Ater pública (treinamento, distribuição, supervisão, acompanhamento dos resultados in loco e divulgação da tecnologia).

O Seminário objetivou fortalecer o tema dos bioinsumos na agenda política dos órgãos ligados à agropecuária como também, garantir a legalidade e a sua produção, no contexto da agricultura familiar. A programação temática contou com a participação de representantes de instituições de ensinos (Universidade Federal de Viçosa-UFV, Universidade de Brasilia-UNB e Instituto Federal de Goias- IFG), de pesquisa (Embrapa, IPEA e Epamig), representantes do setor privado (GAAS, Abinbio, Gbmex), organizações de produtores rurais (MST, MPA, Fetraf, Contag, Contraf, Unicafes) e outras instituições como a FAO, Mapa e Senado Federal.