Palmácia-CE: Ematerce orienta instalação de unidade de turismo rural sustentável

24 de agosto de 2023 - 08:27

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Valéria Barbosa- Ascom/Ematerce

Legenda:Técnicos da Ematerce dos escritórios regional de Baturité-CE e local de Palmácia-CE, orientam a agricultora familiar, Antônia Mendes sobre implantação de culturas agrícolas no sitio Ouro Verde.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), além de se preocupar em orientar os pequenos e médios produtores rurais familiares, nas práticas agropecuárias, desenvolve, também, amplo trabalho, no tocante à orientação e à instalação de unidades, destinadas ao Turismo Rural, visando ao aumento da renda das famílias envolvidas e a levar às pessoas, que residem nas grandes e médias cidades (adultos, jovens e crianças), uma consciência agroecológica de convivência com a natureza (fauna e flora).

Como exemplo, cite-se o trabalho, realizado pelo escritório da Ematerce, em Palmácia (CE), com apoio dos técnicos, lotados nas gerências estadual de Agroecologia e Turismo Rural, e do regional de Baturité, no sítio Ouro Verde, com área de 64,8 hectares, de propriedade da agricultora Maria Antônia Mendes.

Legenda: Apresentados os modelos de sinalização da pousada Ouro Verde.

Segundo a técnica da Ematerce, Fernanda Aquino, responsável pela orientação das unidades de Turismo Rural, no sítio Ouro Verde, a proprietária está instalando, com orientação dos técnicos da Ematerce, uma unidade de turismo rural, composta de hospedagem e equipamentos, como: trilhas, pesque e pague, tirolesa, área de camping, campo de volibol, criações de bovinos, galinha caipira e outras atividades rurais. Saliente-se que todas essas unidades objetivam uma convivência harmônica entre a natureza e os visitantes.

Novas instalações

A hospedaria, do sítio Ouro Verde, no período de 18 a 20 de agosto de 2023, recebeu 11 pessoas (adultos, jovens e crianças), de duas famílias, procedentes de Fortaleza-CE, inaugurando, assim, as instalações da pousada. Nesse tipo de hospedagem, o sistema é de diária completa, com café da manhã, almoço e jantar, com ingredientes culinários, produzidos ecologicamente no próprio sítio. O mais importante, no sistema de Turismo Rural Sustentável e Solidário na Agricultura Familiar, é a integração, entre os visitantes, os agricultores (nativos) e a natureza, informou a gestora Antônia Mendes.

Legenda: Instalações da pousada Ouro Verde.

Na oportunidade, foi observada que a atividade está, cada vez mais, valorizada e atraente, visto opor-se ao artificialismo e à vida agitada das grandes cidades, com ar puro, belas paisagens, alimentação saudável e experiências de contato com a natureza. A aliança, entre o Turismo e a Agricultura Familiar, propicia o resgate de culturas tradicionais, a valorização da gastronomia típica e da produção sustentável de alimentos.

Adiantou Fernanda Aquino que, na Serra de Baturité, existem, em funcionamento, as unidades de turismo rural, orientadas pela Ematerce, na Fazenda Floresta (Guaramiranga-CE), o Balneário Lagoa Bar (Palmácia-CE), o Balneário José Moisés (Palmácia-CE) e o Sitio Ouro Verde (Palmácia-CE).

Aumento de unidades

A Ematerce acredita que essa atividade venha a ampliar o número de unidades de turismo sustentável da agricultura familiar, no maciço de Baturité, incrementando a renda e a melhoria de vida das famílias envolvidas, promovendo, assim, a interação, entre os agricultores, ao entorno, com a geração de renda e a criação de postos de trabalho, oferecendo oportunidade de educação ambiental, no meio rural, para as crianças, jovens e adultos. Acrescente-se que a comercialização de produtos (produzidos e processados), no empreendimento, é outro fator de geração de renda.

Vale destacar que os técnicos Daniel Dantas, Jonatan Levi, Daniel Rodrigues, Francisco José de Macedo (Gildo), Francisco Lopes e Maxiwillian de Oliveira, lotados nos escritórios da Ematerce, regional de Baturité-CE, e no local de Palmácia-CE, orientam, no empreendimento Sítio Ouro, a implantação de um plantio de café arábico e organizando o plantio de diversas variedades de fruteiras, hortaliças e plantios de culturas (arroz, feijão e milho), além da recuperação de dois açudes para implantação de pesque e pague, sem falar dos projetos, para construção de uma piscina, redário, mais chalés, cozinha comunitária e outros investimentos.

Maciço de Baturité

Conforme relatório do Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento e Estrutura do Turismo), sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, no Ministério do Turismo, a região úmida do Maciço de Baturité, localizada na Serra de Baturité, é composta pelos seguintes municípios: Baturité-CE, Aratuba-CE, Guaramiranga-CE, Mulungu-CE, Pacoti-CE e Palmácia-CE. A serra constitui um enclave úmido, com grande biodiversidade, na fauna e na flora, destacando-se pela beleza, paisagens naturais e clima ameno, com média anual, entre nove e 22 graus Celsius. O perfil turístico da Serra de Baturité requer a existência de vários hotéis e pousadas e a construção recente de hotéis-fazenda com viés agroecológico.

Importante lembrar que o Turismo Rural, atualmente, é uma realidade, na região, com unidades, em pleno funcionamento, e outras sendo instaladas, com o objetivo do aumento da renda das famílias rurais, do aproveitamento da mão de obra, aos entornos, e da educação e da consciência ambiental, no espaço rural, para adultos, jovens e crianças.