Ematerce implanta hortas em escolas municipais rurais do Crato-CE

25 de agosto de 2023 - 09:39

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce- Crato-CE

Legenda: Técnico da Ematerce, Antônio Porto orienta implantação das hortas.

A Ematerce, escritório do Crato-CE, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Instituto Federal do Ceará – IFCE, começaram a implantação de hortas, nas escolas municipais. Em agosto, o programa Hortas nas Escolas, iniciou suas atividades implantando a primeira unidade na escola Arlindo Mathias, no sítio Ramualdo. As três escolas beneficiadas (duas ainda vão ser instaladas) contam com 180 alunos. Hoje, iniciou-se a implantação da segunda horta, instalada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Gonzaga Mota.

O projeto tem como finalidade garantir a segurança e a educação alimentar nas escolas como também, o aprendizado de práticas sustentáveis para alunos, professores e pais. Serão produzidas as seguintes hortaliças: coentro, cebolinha, tomate-cereja, alface, implantação de mudas de caju anão precoce, goiaba, que serão usadas na merenda escolar.

Legenda: Comunidade ajudando na construção dos canteiros.

O excedente da produção será destinado para a comercialização nas comunidades do entorno das escolas, aos residentes e pais de alunos, no sentido de viabilizar a aquisição de mais sementes, tornando autossustentável todo o processo.

Os recursos são oriundos de diversas fontes: sementes, mudas, regadores e outros instrumentos necessários: vindos do Programa Mulheres no Campo, edital oriundo do IFCE Crato-CE em parceria com a Ematerce, através de estágio de jovens profissionais.

O município entra com outra parte de equipamentos, incluindo a mão de obra para limpeza das áreas, colocação de esterco curtido e participando da implantação e orientação junto à Ematerce, com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura.

Legenda: Alunos e pais ajudando na construção e plantio das hortas.

A Ematerce entra com a Assistência Técnica e Extensão Rural, implementando também políticas públicas que sejam viabilizados durante todo o processo de duração do programa, incluindo participação em dinâmicas pedagógicas em sala de aula, com a inclusão dos professores, alunos e mães, com temas relevantes.

A Ematerce também leva para o conhecimento dos diretores das escolas envolvidas a metodologia do Programa Dinheiro Direto na Escola -PDDE e havendo a viabilidade dos recursos, introduz-se a prática com recursos desse programa. O projeto contra com a participação das mães, professores e crianças na atividade de implantação da horta.

Participam do programa os técnicos da Ematerce, Antônio Porto (gerente do Crato), Maria José e Dalva Melo. O IFCE está sendo representado pelo professor Francisco Messias, a Secretaria Municipal de Agricultura, Júnior Borges e a senhora Maria Eduarda, pelo Projeto Mulheres no Campo.