Ematerce participa de Seminário sobre Aquífero de Jandaíra em Quixeré

28 de setembro de 2023 - 14:20 # # # #

Jornalista Valéria Barbosa valeria.ferreira@ematerce.ce.gov.br Fotos: Gerência Local Quixeré

A empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ematerce esteve presente no Seminário Agropecuária e Sustentabilidade Valorização e Uso Racional do Aquífero Jandaíra, nos dias 23 e 24 de setembro de 2023, no município de Quixeré, a 195,5 km de Fortaleza. A palestra Extensão Rural e Recursos Hídricos: Superando Desafios do Semiárido foi proferida pelo engenheiro agrônomo, Nizomar Falcão, coordenador estadual de irrigação e convivência com o semiárido e Ph.D. em Antropologia da Contemporaneidade, pela Universidade de Milão, lotado no GEAT, do Centro Gerencial de Fortaleza.

Palestra do Coordenador Estadual de Irrigação e Convivência com o Semiárido, do Centro Gerencial Estadual da Ematerce, Nizomar Falcão

Com os trabalhos iniciados desde 2012, o aquífero, de águas subterrâneas com profundidade em torno de 60 metros, tem áreas exploradas com poços profundos, em localidades dos municípios de Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte e Quixeré, recebe a denominação de água especial, devendo ser preservada de forma estratégica para abastecimento humano, em momentos críticos.

Este foi o motivo para a importância da explanação. Segundo Nizormar Falcão, os agricultores estão perfurando poços e usando a água para a agricultura. “Com apoio da prefeitura municipal estamos discutindo alternativas e por outro lado alertando os produtores, que se exaurirmos o aquífero ele não poderá, no futuro, servir as comunidades rurais e urbanas, em abastecimento humano e a dessedentação animal, que são dois usos nobres.”

Na oportunidade, Nizomar Falcão advertiu o fato para que estas medidas possam ocorrer é importante a presença da Extensão Rural, a fim de orientar e educar sobre o uso racional dos recursos hídricos e a incrementação de tecnologia, que são poupadoras de água. Acrescentou: “e quem só pode fazer isto é a Extensão Rural, com sua expertise, apresentando as alternativas economicamente viáveis, para substituir, por exemplo culturas e água perdulárias como o arroz irrigado por marachas ou inundação, que expõe a lâmina de água aos raios solares, proporcionando aumento da perda de água por evaporação. Uma opção, neste caso, seria a identificação de culturas menos exigentes em água e com retorno econômico superior.”

Informou ainda sobre a agricultura familiar, um outro ponto da pauta de discussão do evento, para a diversificação das culturas, com o objetivo de estabelecer estratégias que garantam a segurança nutricional e alimentar das famílias, assim como promover a integração de lavoura e criações, oportunizando um aproveitamento melhor dos recursos hídricos da região e propriedades.