Limoeiro do Norte-CE: Ematerce assiste a agroindústrias de polpas de frutas em Quixeré-CE

16 de outubro de 2023 - 09:49

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Limoeiro do Norte-CE

Legenda: O produtor Raimundo Nonato recebendo do Auditor Fiscal do Mapa, Francisco Leandro Neto, o certificado do MAPA.

Os produtores rurais Raimundo Nonato Lima Costa e esposa Ana Paula de Melo Correia Lima, moradores e proprietários da agroindústria de polpa de frutas, na comunidade de Água Fria, Quixeré-CE. O município de Quixeré-CE tem como principal atividade no setor agrícola, a produção de frutas (acerola, goiaba, banana, melão, mamão, dentre outras), com o total de 7 agroindústrias de polpas de frutas.

Na comunidade Água Fria a atividade teve inicio em 2020, quando o pai do produtor Raimundo Nonato teve a iniciativa de fazer polpas de manga, cuja matéria-prima tinha em abundância, na propriedade. A polpa era produzida de forma caseira e o consumo restringia-se à família.

Legenda: O produtor Raimundo Nonato e a Técnica da Ematerce, Thays Fama exibindo certificado do MAPA.

Desempregado, Raimundo Nonato e a esposa resolveram vender o excesso da produção, embalada em sacos plásticos de 01 quilo, acondicionada em um isopor e oferecida, de porta em porta, aumentando, assim, a renda da família.O produtor verificou também que as pessoas que compravam, achavam ruim o acondicionamento da polpa em embalagens de 01 quilo.

A partir dessa experiência, o casal de agricultores resolveu fazer polpas acondicionada em embalagens menores e conseguiu diversificar a produção, fabricando a polpa de outras frutas: acerola, goiaba, manga, abacaxi, cajá, umbu-cajá, maracujá, caju, graviola e tamarindo e em embalagens menores, de acordo com o anseio dos seus clientes. No início, adaptaram utensílios caseiros para a produção como, a envasadora que era um balde plástico com uma torneira que enchia no saco de sorvete e fechava na seladora manual. Depois compraram um funil de inox para envasar de forma manual.

Legenda: A Técnica em Agroindústria da Ematerce, escritório de Limoeiro do Norte-CE, ladeada pelos produtores Raimundo Nonato e Ana Paula Lima.

Com as vendas aumentando, foram adquiridas uma despolpadeira, envasadora semiautomática e câmara fria. Mas, ainda não tinham o conhecimento sobre a importância da legalização com o registro do estabelecimento no MAPA.Com a assistência técnica dos técnicos da Ematerce na agroindústria, os extensionistas, Thays Fama (Técnica em Agroindústria), Jucélio Cunha (Técnico Agropecuário) e João Luiz Coelho (Engenheiro Agrônomo), que lhe orientaram sobre a importância da legalização e adequação da produção, visualizando o aumento da produção e da produtividade e comercialização. Os técnicos da Ematerce continuaram acompanhando ininterruptamente, as suas atividades da agroindústria, com a assistência técnica.

Após 04 meses, a agroindústria e a produção de polpas estavam registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA e com o certificado de registro. Após a inclusão no Sistema integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários- SIPEAGRO e também, a vistoria final feita pelo do Auditor Fiscal Federal Agropecuário do MAPA, Francisco Leandro de Paula Neto. Além disso, os produtos estão com todos os seus rótulos de polpas de frutas atualizados e adequado com a nova legislação de rotulagem nutricional.

O registro federal já abriu novos caminhos para Raimundo Nonato, possibilitando a participação da agroindústria no Edital do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, do município estando habilitado e aprovado para oferecer as polpas para novos mercados consumidores oficiais, porque o registro no MAPA é requisito obrigatório para participar em licitações.

Atualmente, a agroindústria da família de Raimundo Nonato está legalizada, produzindo, uma média 12.000 quilos anuais, com uma renda mensal de R$ 5.000,00, fornecendo polpas para as escolas municipais de Quixeré-CE, para o mercado da sua região e também, realizando entregas de porta em porta, ao consumidor final. A agroindústria está sendo acompanhado pela Técnica Agroindústria, Thays Fama da Ematerce e habilitado para vender para todo território nacional, agregando valor aos seus produtos, abrindo novos mercados e fortalecendo os empreendimentos da Agricultura Familiar.