Cenário climático do Ceará: ações e estratégias para 2024

31 de outubro de 2023 - 10:38

Jornalista: Samuel Linhares

Na última semana, uma série de eventos cruciais delineou as ações e estratégias relacionadas ao cenário climático do Ceará em 2024, trazendo à tona preocupações significativas. O Presidente da Funceme, Eduardo Sávio, apresentou dados preocupantes durante o Encontro de Gestores Municipais da Agricultura Familiar. Ele discutiu os cenários da quadra chuvosa para 2024, destacando a iminência de um forte El Niño. Essa condição meteorológica, geralmente associada à diminuição das chuvas, levanta a perspectiva de precipitações abaixo da média no estado do Ceará e em outras regiões do Nordeste.

Nesse mesmo período, na sede da Ematerce, foi apresentado o Projeto “Diagnóstico da Seca: Dimensões, Dinâmicas e Diálogos”. Esta iniciativa é resultado de uma parceria entre Ematerce, Funceme, Embrapa, Universidade Federal do Ceará e Wageningen University & Research. O projeto visa utilizar os dados e informações do Monitor das Secas para aprimorar modelos de previsão, auxiliar na tomada de decisões e orientar a formulação de políticas públicas relacionadas aos impactos das secas, considerando dimensões humanas, físicas, agrícolas e de disponibilidade hídrica.

Neste contexto desafiador, em 24 de outubro, o governo federal lançou o Projeto “Sertão Vivo”. O projeto, com um aporte de R$1,75 bilhão, visa beneficiar 430 mil famílias em todo o Semiárido nordestino, com o propósito de aumentar a resiliência climática da população rural. Notavelmente, o Governo do Estado do Ceará teve sua proposta aprovada, resultado de um esforço conjunto entre a Ematerce e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, com um investimento de R$252 milhões destinado a 63 mil famílias. Esse projeto alinha-se a três agendas globais essenciais para o Brasil: combate à pobreza rural, aumento da capacidade de resiliência diante dos efeitos das mudanças climáticas e produção de alimentos saudáveis. O Projeto “Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste” é fruto de uma colaboração financiada pelo BNDES, Green Climate Fund e International Fund for Agricultural Development (IFAD).

Todas essas ações, estratégias e projetos têm um objetivo comum: promover o aumento da produtividade agrícola, garantir a segurança alimentar e a resiliência climática, bem como a restauração de ecossistemas degradados. Além disso, buscam reduzir as emissões de carbono através de sistemas produtivos sustentáveis e tecnologias de acesso à água em comunidades rurais. Em um cenário de crise climática, é imperativo que todos nós nos unamos para proteger a terra e, principalmente, as comunidades rurais, tornando-as mais resilientes aos impactos das secas e das mudanças climáticas.