Parceria Ematerce e BNB: agricultura impulsionada em Tauá

18 de janeiro de 2024 - 09:37

Jornalista: Samuel Linhares

Em Tauá, uma frutífera parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e o Banco do Nordeste (BNB) está trazendo esperança e oportunidades aos agricultores locais. Elizon Velozo, residente no Sítio Calumbi, é um dos beneficiados por essa aliança que visa fortalecer a agricultura familiar na região.

A linha de crédito escolhida para impulsionar o projeto de Elizon é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Semiárido. Com essa iniciativa, o agricultor terá acesso a recursos financeiros que permitirão a realização de investimentos estratégicos em sua propriedade.

A parceria entre Ematerce e BNB destaca-se como um exemplo bem-sucedido de sinergia entre instituições que buscam impulsionar o desenvolvimento local. Com a combinação de crédito acessível e assistência técnica especializada, a agricultura em Tauá vislumbra um futuro mais próspero e resiliente.

A perfuração do poço profundo representa uma resposta crucial para enfrentar os desafios do clima semiárido, proporcionando uma fonte confiável de água para as atividades agrícolas. A construção de cercas irá garantir a proteção do rebanho e das culturas, enquanto a introdução de matrizes caprinas Anglonubianas eleva a qualidade genética do rebanho de Elizon, abrindo portas para mercados mais exigentes.