Ematerce e agricultores familiares de Palmácia planejam criar rota de agroturismo regional

21 de fevereiro de 2024 - 15:41 # # # # #

Jornalista Valéria Barbosa Ascom-Ematerce Fotos: Escritório de Palmácia

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ematerce no mês que comemora os 70 anos de atividades no Ceará , apresenta seu calendário de atuação no campo, com encontros orquestrados já desde o inicio de 2024. Um destes aconteceu em Palmácia, precisamente no Sítio Ouro Verde. De acordo com o presidente da empresa, Mariano Inácio, são sete décadas focadas no desenvolvimento agropecuário do Estado, observando alternativas de crescimento, em todos os âmbitos de uma agricultura bem planejada, com resultados que permitam a melhoria da qualidade de vida do homem no campo, preferencialmente os pequenos produtores, na categoria de agricultura familiar, com olhos, também, para os demais partícipes do segmento econômico.

Desta forma, a programação especial que tem momentos ora de exposição, capacitação e outros de fortalecimento das comunidades rurais, teve início com uma rodada de conversa, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências entre os Proprietários dos Empreendimentos Turístico da Agricultura Familiar do Município de Palmácia. Visa, portanto, a aprendizagem, o fortalecimento e a integração de ações coletivas, que tragam benefícios para todos, esclarece a psicóloga Fernanda Aquino, da Gerência de Apoio TécnicoGEAT, mediadora do seminário.

Inter-relação

Nove proprietários e empreendedores da região estiveram presentes, representando o Sítio Ouro Verde (Sra. Maria Antônia Silva); o Samauma (Sra. Fausta Cavalcante); o Balneário Família Lagoa Bar (Sras. Erivanda e Elidiane de Sousa); o Sítio Rochedo (Sr. José Filho); o Balneário do Rolinha (Sr. Erivaldo); a Pousada Monte das Oliveiras (Sra. Danielle e Sr. Jorge Cavalcante); o Balneário Recanto das Palmeiras (Sras. Rejane e Juliane Andrade); o Alto da Dita (Sra. Rosinha Pereira) e o Gereraú/Maranguape (Srs. Daniel Frota, Raimundo Costa, João Gaspar e Thaynan).

Os empreendimentos vêm recebendo orientações de ATER – assistência técnica e extensão rural – dos escritórios da Ematerce, onde estão localizados, executando um leque diversificado de atividades agropecuárias; de preservação do meio ambiente; da produção orgânica e agroecológica; de artesanato típico e da agroindústria artesanal/caseira, no aproveitamento de culturas na entressafra. Há, também, a implantação de tecnologias nos trabalhos de campo; a introdução e acolhimento de grupos na laboração de melhorias na saúde com a utilização de terapias holísticas; bem como a atenção aos segmentos para a criação de novos serviços e as discussões na área social.

Fica visível que as iniciativas vão além, a exemplo da introdução do setor de turismo, com o olhar para a gastronomia; balneários; piscicultura e parques de Pesque e Pague, unidos aos equipamentos atrativos, tipo tirolesa. O lazer é exposto e sugerido com o desbravamento de trilhas e oferta de práticas de esportes. Todos os pontos estão em análise, alguns de forma preliminar, com dados que dão clareza para um futuro promissor e outros com resultados, com soluções, garantindo o sucesso no momento dos investimentos financeiros.

Solucionar

Estabelecer uma sinalização comum à Rota de Turismo Rural da Agricultura Familiar em Palmácia e criar espaços para a divulgação e comercialização dos produtos agrícolas artesanais, em todos os empreendimentos da Rota, foram dificuldades apresentadas pelos proprietários. Outros, comuns ao grupo, foram a escassez da mão de obra especializada, para os novos serviços e os acessos com estradas deficientes, sem infraestrutura de apoio, para os turistas.

Após as discussões as propostas foram organizadas para os devidos encaminhamentos, constando dentre algumas: criar uma Associação de Turismo do Município de Palmácia, envolvendo as áreas urbanas e rurais, contempladas no Estatuto; regulamentar a Lei do Turismo Rural da Agricultura Familiar e o PL 277/2023 do Turismo Comunitário (Economia Solidária); realizar uma Campanha contra o Desmatamento no Maciço, incluindo o poder público, movimentos sociais e a sociedade civil; distribuir mudas de espécies frutíferas e nativas para serem cultivadas pelos participantes do Projeto, por ocasião da entrega de sementes do Programa Estadual Hora de Plantar; criar uma sede física, na cidade de Palmácia, a fim de ser o ponto de difusão e comercialização dos produtos, com material de divulgação e orientação de roteiros.

Para a psicóloga Fernanda Aquino, a avaliação realizada pelos integrantes será de grande aplicabilidade, pois o encontro concretizou uma oportunidade de diminuir o sentimento de solidão, com vistas para a criação de um espaço de troca de conhecimentos, informação, comunicação das capacidades de hospedagem para locação durante os períodos de maior demanda. Ressalta, que afora as transferências de relevantes informações no contexto do dia, foi um momento que fortaleceu os laços de reencontro e de amizades de um tempo passado, remetendo até mesmo a infância e adolescência dos participantes, no município de Palmácia.

Fizeram parte da reunião: da Gerência de Apoio Técnico – GEAT – sede em Fortaleza, o gerente estadual Cláudio Matoso; Daniel Chaves, Fernanda Aquino, Marcelo Gomes e Paloma Lima; do escritório do Maciço de Baturité, o gerente regional José Matias e Jonatan Levi; do escritório de Maranguape Daniel Frota e do Posto Avançado de Palmácia, Gildo Macêdo e Daniel Dantas.