Ematerce mantém plantão de atendimento objetivando vacinação contra aftosa

26 de abril de 2024 - 10:50

Jornalistas da Ascom da Ematerce Edilmo Gurgel e Augusto Brandão. Fotos: arquivo da Ascom da Ematerce e escritório de Cascavel-CE

Técnicos e colaboradores dos escritórios regionais, municipais e postos avançados da Ematerce, em todo o Estado, estão trabalhando em tempo integral e dedicação exclusiva no sentido de orientarem os agropecuaristas no sentido de vacinarem seus rebanhos de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.

A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2024 é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, que acontece em uma única etapa de forma emergencial. Os produtores terão até a próxima terça-feira, 30 de abril, para comprar a vacina nas vendas autorizadas. A meta é que o Ceará alcance o índice de mais de 90% de vacinação de todos os seus rebanhos para que essa seja a última campanha de vacinação no estado.

Legenda: Médico Veterinário da Ematerce, Eduardo Santos, que atende os escritórios da Ematerce de Cascavel-CE e Pindoretama-CE orientando vacinação contra a febre aftosa.

A Adagri e a Ematerce lembram aos agropecuaristas que devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. Isso significa que o rebanho apto para vacinação é de cerca de 2,7 milhões de animais, em todo o Estado.

O objetivo é para que em maio próximo o Estado do Ceará seja reconhecido nacional e internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), órgão responsável pelo pleito de validação de todos os estados, como livre de aftosa sem vacinação.

Além da vacinação, os produtores devem declarar junto com a Adagri a vacinação dos rebanhos até o dia 15 de maio. “O documento pode ser preenchido de forma virtual, no site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br) ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Locais do órgão (NL) ou nos escritórios da Ematerce e dos Sindicatos Rurais dos municípios.

São parceiros na campanha o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Superintendência Federal de Agricultura (SFA/CE), Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultores Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura municipais.

No Ceará, a Adagri coordena o Plano Estratégico de Retirada da Vacinação da Febre Aftosa, elaborado pelo MAPA. O documento, que envolve operações e metas, tem como objetivo nortear o Estado para alcançar o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

O Ceará já vem vacinando os rebanhos contra a Febre Aftosa desde março de 2003, cumprindo 41 etapas da vacinação. Espera-se que essa seja a última, mas para isso é preciso que todos os produtores vacinem seus animais até o dia 30 de abril