Ematerce implanta acerola orgânica em Morada Nova-CE e projetos em Jaguaribe-CE

14 de junho de 2024 - 15:17

VAscom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ascom-Ematerce

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, através da Sociedade dos Agricultores do Meio Ambiente – SAMA, está implantando e assistindo em 14 propriedades rurais de Morada Nova-CE, uma área de 50 hectares de acerola orgânica das variedades junco, apolo e jaburu. Com o projeto Mais Acerola, informa o Engenheiro Agrônomo da Ematerce, escritório de Morada Nova-CE, Gideone Galdino, atualmente existem 17 hectares da cultura em plena produção com uma produtividade de: junco, 25 toneladas por hectare; apolo, 55 toneladas por hectare; e jaburu, 70 toneladas por hectare.

A produção de acerola orgânica e certificada colhida nas propriedades é vendida às indústrias de beneficiamento BRITVIC – EBBA (Aracati-CE) e ITAUEIRA (Palhano-CE) ao preço de R$2,20 a R$2,60 a madura e R$3,50 a R$4,16 a verde. O produto é transformado em suco e liofilizado, cujo pó é vendido para as indústrias farmacêuticas que adicionam o rico teor de vitaminas aos complexos vitamínicos fabricados.

Nesta semana, uma equipe encabeçada pelo Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos, e os assessores do escritório gerencial, Josualdo Justino e Valdir Silva, visitaram três projetos nas fazendas Vaca Morta, de Casimiro Bezerra (Didi); Santa Fé, de João Nogueira; e Saco Grande, de Welligton Rodrigues, onde todos afirmaram que estão muito satisfeitos com a acerola e que optaram por substituí-la por outras culturas. Essa atitude deve-se ao preço compensador e ao bom mercado de compras. Acrescentam ainda que devem à Ematerce essa transformação, que orientou na escolha das variedades e também na certificação do produto como orgânico.

Hoje, toda a produção é vendida imediatamente e o resultado é exportado para os Estados Unidos, Europa e Canadá, por ser oriundo de plantação orgânica e com os devidos certificados exigidos por esses mercados.

Os técnicos da Ematerce de Morada Nova-CE envolvidos no projeto Mais Acerola são o Engenheiro Agrônomo Gideone Galdino, a Engenheira em Aquicultura Ana Kainara, e o técnico em Aquicultura Tiago Castro, com o apoio do gerente local, Orlando Pinheiro, e da gerente regional do Baixo Jaguaribe, Diana Gadelha.

A agricultura orgânica é um modelo de produção caracterizado por não utilizar fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, sementes modificadas, reguladores de crescimento animal e intensa mecanização das atividades, visando a reduzir os impactos ambientais, além de cultivar produtos alimentícios mais saudáveis.
Produtos orgânicos são produzidos sem agrotóxicos, fertilizantes sintéticos ou alterações genéticas, que, apesar de elevar a resistência a pragas e fazer a semente vingar, também podem resultar em menor valor nutritivo, resíduos tóxicos, contaminação ambiental e outros problemas.

Hidroponia

No mesmo dia, a equipe técnica da Ematerce deslocou-se para o município de Jaguaribe-CE para conhecer um projeto de produção de hortaliças usando o método de hidroponia, na Fazenda Moreira II, do agropecuarista Renato Felício e sua esposa Patrícia Felício. O principal produto é o coentro, que é vendido na cidade de Jaguaribe-CE três vezes por semana, nos supermercados. A produção de ovos caipira é outra fonte de renda importante. A implantação da hidroponia foi acompanhada pelo técnico da Ematerce, Lucas Neto..

Na sequência, foram visitados os plantios de palma forrageira irrigada, usando água reutilizada e com duas unidades de placas solares para fornecer energia elétrica para o funcionamento do sistema de irrigação dos ½ hectare de palma. Neste projeto, estavam presentes o gerente regional de Jaguaribe-CE, João Alves Meneses, o gerente da Ematerce, Sebastião Guedes, e o técnico, Lucas Neto, hoje gerente do escritório local de Limoeiro do Norte-CE.