Ematerce recebe Primeira-Dama Lia Freitas em encontro sobre Programa Ceará Sem Fome

25 de junho de 2024 - 14:58

Jornalista Valéria Barbosa valeria.ferreira@ematerce.ce.gov.br Ascom; Fotos: Germano Monteiro

Ceará Sem Fome foi o tema do encontro da Primeira-Dama, Lia Freitas, com o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, e os grupos técnicos das 18 gerências regionais e da sede estadual, em Fortaleza, nas formas presencial e virtual, durante toda a manhã desta terça-feira, 25 de junho. O objetivo é firmar uma parceria a fim de que as equipes de campo realizem um levantamento das necessidades dos equipamentos, para um melhor e mais seguro trabalho das cozinhas solidárias na produção de quentinhas para a distribuição às famílias carentes.

Na abertura da reunião, o presidente Inácio Mariano parabenizou a execução do Programa no Estado e colocou à disposição toda a capilaridade de atuação no território cearense e a expertise de participação em ações de cunho social a favor do prosseguimento e sucesso do Ceará Sem Fome. Explicou o interesse em concretizar mais parcerias com os agricultores e agricultoras familiares para a disponibilização de seus produtos à venda, contribuindo sobremaneira com alimentos nutritivos e seguros dentro do cardápio oferecido.

A Primeira-Dama, Lia Freitas, informou que o Programa conta com a participação de vários órgãos, como a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Secretaria de Proteção Social (SPS) e a Secretaria da Cultura, além de associações, sindicatos, cooperativas, dentre outros, assim como particulares que estão engajados na luta contra a fome. Explicou que o Programa atua em três linhas: Cartão Ceará Sem Fome, Cozinhas (que no momento já são 1.080 em todo o Estado, em 184 municípios, com o fornecimento de 14 milhões de refeições desde o seu início em junho de 2023) e outras ações complementares.

Ressaltou: “O nosso encontro de hoje tem por finalidade apoiar a estruturação das Cozinhas Ceará Sem Fome para a aplicação de questionários sobre as necessidades de equipamentos e utensílios em 475 unidades que serão visitadas, distribuídas em 80 municípios. De acordo com o cronograma que estamos desenvolvendo, nossa meta é, a partir de 26 de julho, começar a entrega do material solicitado. Desejamos, desta maneira, atender um público carente, oferecendo saúde e nutrição, segurança alimentar, promoção da agricultura familiar e da economia local.”