Limoeiro do Norte-CE: CVT agradece à Ematerce pelo êxito em curso sobre hortas

4 de julho de 2024 - 09:26

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Limoeiro do Norte-CE

O Centro Vocacional Tecnológico – CVT de Limoeiro do Norte – Ce, encaminhou à Diretoria Executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, um ofício agradecendo pela parceria na realização de um curso sobre Cultivo e Produção de Hortas em pequenas propriedades rurais familiares. Os extensionistas da ATER contribuirão com o repasse de novas técnicas de implantação de hortas, mobilização e inscrição dos participantes como também, com o fornecimento de insumos (sementes, bandejas e adubos orgânicos).

A Gerente Regional, Diana Gadelha esteve no lançamento do curso, e destacou a importância das parcerias entre as entidades, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento das mulheres e homens do campo, e que a Ematerce estará sempre a disposição, contribuindo para a realização de eventos como esses. A capacitação aconteceu no período de 30 de março a 29 de junho de 2024, aos sábados, com a participação de 22 produtores, com carga horária de 60 horas/aulas. ‎

O curso foi realizado na comunidade de Bixopá, na Escola José Afonso Ferreira e contou também com as participações da Prefeitura de Limoeiro do Norte – CE, através da Secretaria Municipal de Educação e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A programação didática do curso constou dos seguintes temas: Introdução à Olericultura; classificação e principais famílias botânicas das hortaliças; tipos dos nutrientes para as hortaliças, ferramentas e equipamentos; importância de fatores como água, solo, luminosidade e nutrientes para o sucesso da horta; planejamento e instalação de uma horta; preparo do solo, adubação, compostagem e biofertilizantes; canteiros, sementes e plantio das hortaliças; tratos culturais e colheita; e principais pragas e doenças, totalizando 60 horas/aulas, com aulas realizadas todos os sábados, no período de 30 de março a 29 de junho de 2024.