EMATERCE E CENTEC PROMOVEM PALESTRA SOBRE MANDIOCA

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

OInstituto Centec, no município de Barreira, e a Ematerce, escritóriode Redenção, realizaram, no dia 7 último, uma palestra técnicasobre o cultivo de novas cultivares de mandioca ( mansa e brava ). Opalestrante foi o técnico João Licinho, do Centec, que fez umaexplanação geral sobre a tecnologia da mandioca, a sua importânciaeconômica para o Estado e trabalhos de pesquisa a respeito dessacultura.

 Segundo José Audísio da Silva, gerente do escritório da Ematerce, em Redenção, as novas cultivares, apresentadas, foram BRS-GEMA DE OVO, mandiocade mesa biofortificada; BRS-CAIPIRA e BRS TAPIOQUEIRA, ambas asvariedades para produção de farinha e fécula; e BRS-DOURADA-mandioca de mesa com uso diversificado.

 Compareceramao evento, agricultores(as) de Redenção, Acarape e Barreira numtotal de 85 produtores. Estiveram presentes ainda o coordenador doCentec, em Barreira, Francisco José dos Santos; AntonioAugusto-Centec; Francisco Olegário Guedes Rocha, gerente regionalda Ematerce no Maciço de Baturité; o gerente do escritório deRedenção, José Audísio da Silva; o técnico José Macílio Simãodos Santos, que presta assistência técnica, no município deBarreira, além dos secretários de agricultura dos três municípiose agentes rurais.

 Apósa palestra, foram distribuídas manivas-semente aos agricultores, comvistas à multiplicação em suas propriedades, porém comorientações técnicas dos extensionista da Ematerce. Em seguida,foi servido um lanche à base de subprodutos, oriundos das novascultivares de mandioca.

 ==========================================================================-=======

ASSESSORDE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

 JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

FONE85.3217.7872