6º CAJU NORDESTE: EMATERCE É HOMENAGEADA COM TROFÉU

30 de novembro de 2009 - 03:00

A Ematerce foi homenageada ontem, 18, ao receber o Troféu Caju de Ouro, em

Beberibe, por ocasião do 6º Caju Nordeste. A empresa foi reconhecida pelos serviços de assistência técnica e extensão rural dedicados aos pequenos produtores no interior do Estado ao longo de sua existência. Além da Ematerce, também foram agraciados o pesquisador Levi Barros, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o deputado estadual Hermínio Rezende, e o agropecuarista Luis Hildemar Colaço.

O governador Cid Gomes, representado na solenidade de abertura do 6º Caju Nordeste pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antonio Bahlmann,

recebeu o troféu “categoria especial” pela atenção dedicada ao plantio da fruta na sua administração. A comenda distingue personalidades e instituições que se voltam para o desenvolvimento da cajucultura.

“Este é o reconhecimento do trabalho sério que a Ematerce realiza no campo junto ao pequeno produtor, principal responsável pelos alimentos que chegam à mesa do brasileiro”, disse o presidente da empresa, José Maria Pimenta, após receber das mãos do secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, o Troféu Caju de Ouro. Para Pimenta, nunca, a agropecuária recebeu tanta atenção do poder público como vem tendo nessa administração. “Finalmente se reconhece o poder que o setor primário tem de transformar a economia de uma região, de um país, e a cultura do caju está dentro deste contexto”, enfatizou.

O município de Beberibe é o maior produtor de caju do Ceará. Dentre pequenas, médias e grandes propriedades rurais, o município destina mais de 30 mil hectares para o plantio da fruta, gerando cerca de 15 mil empregos. Pela segunda vez consecutiva, Beberibe sedia o evento e, em 2010, deverá novamente acolher o Caju Nordeste em sua sétima edição.

Além da solenidade de abertura do 6º Caju Nordeste e da entrega de troféus aos homenageados, no Teatro Raimundo Fagner, os participantes puderam visitar uma exposição voltada totalmente para o caju, fruta-símbolo da nossa região. A Ematerce, em seu estande, reuniu agricultores familiares que trabalham com a cajucultura, provenientes dos oito núcleos de produção da fruta no Estado. Eles expõem, até o próximo dia 21, diversos produtos que fabricam como doces, castanhas, cajuínas, dentre outros.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃO MAROTO: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

FONE: 85.3217.7872