AFTOSA 1ª ETAPA: EMATERCE PARTICIPA DE AVALIAÇÃO

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e os diretores técnico e administrativo-financeiro, respectivamente Walmir Severo Magalhães e Eduardo Aragão, participaram, hoje, 19, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), de uma reunião, para avaliar os resultados da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado, encerrada no dia 15 de maio último. O encontro, presidido pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Antonio Amorim, contou ainda com a presença do presidente da Adagri, Edilson de Castro, e gerentes regionais das duas vinculadas.

Na oportunidade, Pimenta agradeceu o empenho de todos os funcionários da Ematerce, envolvidos no processo de combate à aftosa, ressaltando a importãncia que se faz da vacinação, para que se atualizem cadastros de animais e a consequente emissão de GTA (Guia de transporte Animal), passando a ser emitida pelo órgão que dirige. O presidente da Ematerce enfatizou a importância da erradicação da febre afotsa, em nosso Estado, lembrando que as transações comerciais, ora vigentes no mundo, são por demais exigentes. “A pauta de exportações , hoje, de qualquer país, passa por um controle rigoroso quanto à origem dos produtos a serem comercializados”, exemplificou.

O secretário adjunto da SDA, Antonio Amorim, abriu a reunião, informando que a campanha contra a aftosa, que se encontrae em sua 13ª. edição, vem evoluindo ano a ano e isso mostra a preocupação do governo estadual em disponibilizar meios ,para que a erradicação da doença, em nossos rebanhos, torne-se uma realidade a curto prazo. A prioridade do Governo do Ceará é que o Estado saia da situação de risco desconhecido para o “status” de médio risco, até o final deste ano, e que, em 2010, esteja incluído na condição de baixo risco, o que o classificaria como livre da aftosa por vacinação.

Atualmente, a Campanha de Vacinação contra a Aftosa conta com a parceria da Secretaria da Fazenda, Polícia Rodoviária Estadual, Detran e CPRV (Campanha de Policiamento Rodoviário). A dinâmica se faz através de “blitze” relâmpago tendo a Adagri à frente, como órgão de controle sanitário, com vistas a proibir o transporte de animais não vacinados e inibir o furto dos mesmos. O condutor de animais, em rodovias estaduais, é obrigado a portar a GTA, que ,por sua vez, só é emitida mediante a vacinação. Para que a guia seja liberada, o proprietário do animal tem de apresentar os certificados de imunização das duas últimas campanhas.

======================================================================================ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃO MAROTO – joãomaroto@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872