AFTOSA: REUNIÃO AVALIA RESULTADOS E PLANEJA AÇÕES

Um dos aspectos que devem ser destacados, com relação à campanha devacinação de 2009 contra a febre aftosa é que, hoje, temos dadosconcretos, para saber onde está o nosso rebanho, onde se localiza. Essafoi uma das declarações do secretário adjunto do DesenvolvimentoAgrário, Antonio Amorim, durante reunião, para avaliar os resultados daimunização, no ano passado, e planejamento de ações para 2010, realizada, nesta quinta-feira,14, no Centro de Ensino e Treinamento em Extensão (Cetrex), emCaucaia.

O encontro contou com a presença de gerentes regionais e locais daEmaterce de todo o Ceará e técnicos da Adagri, além do presidente daEmaterce, José Maria Pimenta; do diretor técnico da empresa, WalmirSevero; e do presidente da Adagri, Edilson Castro. Com o balanço dacampanha do ano passado e após auditorias realizadas pelo Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Estado passa a ocupar aposição de médio risco em relação à aftosa.

Para o secretário adjunto da SDA, é importante, agora, no período depós-vacinação, que exista coerência, no tratamento dado aos criadores,que efetivamente imunizaram seu rebanho, assim como  aos que, de umaforma ou de outra, dificultaram a vacinação. Amorim elogiou aparticipação da Ematerce  e o trabalho dos técnicos da Adagri, parareverter a posição que o Ceará ocupava.  Na primeira etapa dacampanha,  em abril de 2009, o percentual de coberturavacinal foi de 85,8 por cento. Em outubro, segundo momento da campanha,este número saltou para 88, 4 por cento do rebanho imunizado. Issosignifica dizer que, dos 2,3 milhões de bovinos cadastrados no Ceará,2,074 milhões estão vacinados contra a aftosa.

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, destacou o trabalho deparceria, desenvolvido por técnicos da empresa, com membros daAdagri, criadores e prefeituras municipais,sem o qual não teríamosobtido esse novo status. Pimenta disse ainda que o esforço agora seconcentra em galgar mais um degrau, fazendo com que o Ceará ocupe aposição de Estado livre da aftosa com vacinação.

No período da tarde os trabalhos giram em torno do planejamento e dasestratégias, que serão adotadas para a campanha de vacinação em 2010.

=========================================================================
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA